A evolução da dicotomia público e privado

Páginas: 8 (1865 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
A EVOLUÇÃO DA DICOTOMIA PÚBLICO E PRIVADO

A distinção entre o público e o privado deu-se em decorrência da necessidade de o homem organizar sua civilização. Ao longo da história o homem provocou mudanças na sociedade e foi tornando diminuta a distância entre o público e o privado, como se vê nos dias atuais.
Na esfera pública, os indivíduos são sempre concebidos como cidadãos, seja nacondição de usuários do serviço público ou submetidos a leis e normas impostas pelo Estado, enquanto que na esfera privada, os indivíduos são concebidos como pessoas que defendem interesses individuais.
Para entendermos a evolução desses conceitos público e privado é necessário entendermos as mudanças ocorridas ao longo da história.
Na antiguidade, a civilização grega tinha bem definida osespaços de abrangência pública e privada, como exemplo, citamos a Ágora, era o lugar onde se expunham as discussões dos assuntos políticos e jurídicos, fundamentados em argumentos, em busca de chegar ao consenso do que seria mais adequado à sociedade e solução de problemas comuns. Nesse ambiente, com condições de homogeneidade moral e política e de ausência de anonimato, eram tratados assuntos deinteresse da população, ou seja, interesse público. O espaço privado era representado exclusivamente pela casa do indivíduo, considerado um lugar sagrado e inviolável, pertencente a família de geração em geração, onde a “lei” era ditada pelos membros da família e não sofreriam imposições externas. O espaço privado também era representado por aqueles que não eram considerados cidadãos, como asmulheres, os escravos e os comerciantes.
Na Idade Média, as relações sofrem significativas transformações. Não se discutia mais publicamente os problemas sociais da sociedade e os espaços físicos como o Ágora foram extintos, isso representou um retrocesso ante as conquistas da Antiguidade. O poder político passou a ser exercido pelos senhores feudais, que impunham suas próprias leis que definiam ocomportamento dos súditos e dos cidadãos, quase sempre em interesses próprios e não coletivos, os servos não exerciam nenhuma espécie de decisão política, nem mesmo dentro de suas casas onde eram vigiados de forma arbitrária e injustas. Os direitos públicos foram praticamente suprimidos. O espaço público passou a ser pensado como o espaço de representação política.
Na Idade Moderna, no final daera medieval e início da Monarquia Absolutista, o advento da burguesia surgiu a ideia de sociabilidade do homem, ressurge a necessidade de separação e entendimento entre o público e o privado.  As relações humanas se subdividiram em três vertentes: a política, representada pelos reis absolutistas em nome do Estado, a mercantil-econômica, representada pela burguesia e a privada, representada pelocaráter pessoal. A reestruturação do Estado, soberano, centralizado e forte, faz ressurgir o princípio da preferência do público sobre o privado, o interesse do coletivo passou a ter evidência. Desse movimento surge o Constitucionalismo moderno. A Carta Magna imposta, em 1215, dirigida pelo imperador João Sem-Terra, da Inglaterra, por meio dela o rei tirano se viu privado dos plenos poderes emfrente ao interesse público, obrigado a prestar conta ao povo e governar segundo o interesse geral do povo.
Foi na Idade Moderna, na descentralização do poder soberano que o Estado foi subdividido nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. A Primeira e a Segunda Revolução Industrial, tornaram dinâmicas as relações sociais e jurídicas daquela época. Neste contexto, a vontade do povo,expressa na Constituição, e a prevalência do interesse público sobre o privado são fatores de fortalecimento da sociedade.
Com advento na Terceira Revolução Industrial, dá-se início a Idade Pós-Moderna. A sociedade pós-moderna gira em torno da informação. O conceito de privado nos remete às questões do mercado e da privacidade do indivíduo e o público passa a ser identificado como Estado e o espaço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicotomia Público e Privado
  • A dicotomia entre o público e o privado
  • A grande dicotomia: público/privado
  • Dicotomia entre o público e o privado
  • Dicotomia público/privado
  • Dicotomia público privado
  • A grande dicotomia publico/privado
  • da relação público e privado, evidenciando a sua dicotomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!