A Evolução da Contabilidade

Páginas: 7 (1685 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
A evolução da Contabilidade : bases e relações com a Pesquisa-Ação

A necessidade de registrar a movimentação da riqueza, sua origem, tipo e destinação, está na essência da história da civilização humana. Schmidt (2000), por exemplo, defende uma arqueologia da contabilidade, escudado em achados arqueológicos no Oriente Próximo, constituídos por fichas de barro, que foram utilizadas porcivilizações pré-históricas entre 8000 e 3000 a . C. O Autor comenta (Schmidt, 2000:17): “As fichas de barro (de diferentes formatos) foram usadas abundantemente entre 8000 e 3000 a .C. como forma de representação de mercadorias.(...)Cada ficha representava uma mercadoria, bem como uma dívida de uma pessoa com outra.”
É interessante perceber a vinculação entre o sistema de registro adotado e anecessidade prática de conhecer sobre a riqueza representada. Cada forma de representação da riqueza (fichas de barro antes e partidas dobradas hoje), deve guardar uma relação que seja intuitiva e direta com o objeto representado. A contabilidade nasce, portanto, de uma necessidade, antes de tudo, prática.
Os sistemas contábeis, principalmente sua base conceitual, deve guardar um poder explicativo,dos fenômenos representados, significativamente altos, pois, caso contrário, perdem relevância e utilidade.
A contabilidade impacta e é impactada pelo ambiente sócio-econômico onde atua. A transferência de modelos ou a constatação do que ocorre em outros ambientes, desde que descolados da realidade imediata e vivencial (empírica) do macro ambiente predominante, corre o risco de simplesmente não“pegar” ou “se perder” como discurso infrutífero.
Essa perspectiva de análise reflete a posição de Kam (1990:1-3), quando menciona o que chamou de “Argumento de Littleton” para a explicação da sistematização da partida dobrada apenas no séculos XIV e XV, quando já existiam evidências intuitivas do mecanismo, muito tempo antes. O argumento menciona a existência, por volta de 1494, de certascondições sócio-econômicas próprias e específicas da época, a exemplo dos chamados pré-requisitos materiais, como a propriedade privada, capital, comércio e o crédito; e os pré-requisitos de linguagem, como a escrita, o dinheiro e a aritmética.
Em uma “economia globalizada”, onde prevalecem os grandes movimentos de capitais, agora identificados como capitais especulativos (voláteis) e deinvestimentos produtivos; onde as tecnologias de informação e comunicação dominam o cenário social e econômico, modificando opiniões e impactando valores; onde a noção de distância e de tempo assumem uma dimensão “palpavelmente” relativa, deve-se pensar na maneira como a contabilidade responde ao seu processo natural de vincular seus números e demonstrativos, aos objetos efetivos que pretendem representar.Esse processo de representação em grandezas monetárias, composto pela identificação, mensuração, acumulação e comunicação do valor dos objetos, se aperfeiçoa, sistematicamente, mediante um processo de investigação das características de cada objeto, do conjunto dos objetos e das interações entre conjuntos distintos de objetos.
No fundo, mesmo na economia do século XXI, a essência continua amesma: trabalhar com sistemas relacionais numéricos que representem, com fidedignidade, sistemas relacionais empíricos.
A pesquisa científica cumpre esse papel de vinculação. A abordagem dos sistemas relacionais empíricos, agora mais sofisticados porque impactados por variáveis transnacionais e transculturais, deve ocorrer sob um prisma metodológico que guarde correlação significativa com avocação cultural e econômica do ambiente onde investiga. Os passos de aperfeiçoamento, a parir de sistemas relacionais numéricos mais significativos e úteis, fruto do processo de pesquisa, traduzirão o amálgama de um devir em formação, já presente, de forma que os avanços científicos, ao mesmo tempo, incorporam e são incorporados na base do ciclo virtuoso do progresso.
A questão, abraçada nessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução da contabilidade
  • Evolução da Contabilidade
  • Evolução da Contabilidade
  • Evolução da contabilidade
  • Evolução da contabilidade
  • Evolucao da Contabilidade
  • A evolução da contabilidade
  • Evolução da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!