A evolução da compreensão humana sobre o movimento – da Grécia Antiga até Isaac Newton.

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
1ª AED de Física




A evolução da compreensão humana sobre o movimento – da Grécia Antiga até Isaac Newton.






Aluna: Giovanna Patrícia Guimarães Souto
Professor: Adriano Aragão
Disciplina: Física Geral e Experimental I – Código: MAF2201
Turma: B01/2






A evolução da compreensão humana sobre o movimento – da Grécia Antigaaté Isaac Newton











O que é movimento?
É a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo, suas características são descritas pela Mecânica. O movimento é sempre relativo, se não tomar-se um referencial, não poder-se-á dizer se algo está em movimento ou parado.
O estudo dos movimentos na física, exige a formulação de muitos outrosconceitos, incluindo o próprio conceito de movimento. São esses conceitos que possibilitam o estudo da física e a sua descrição matemática.

Movimento deste da Grécia Antiga até Issac Newtow
O movimento começou a ser estudado a partir do momento em que o ser humano se apercebeu da existência dos movimentos, tanto no céu como na Terra. Teve-se a necessidade de criar calendários e relógios paratornar o tempo e o movimento do céu mais precisos.
Muitos dizem que o início da mecânica foi escrita por um texto pelo Aristóteles (384 - 322 a.C.), outros já discordam e defende o seu ponto de vista em que o início da mecânica foi escrita por Arquimedes (287 - 212 a.C.).
Arquimedes estabeleceu os princípios básicos da estática, utilizou em seu método de análise deduções matemáticasprecisas. Nos trabalhos de Arquimedes a linguagem matemática tinha um importante papel.
Porém desde a Antiguidade, tem sido dada ênfase especial aos movimentos de corpos celestes, ou seja, do Sol, da Lua, dos planetas e de outras estrelas observadas da Terra.
Em seus estudos muitos pensadores e pesquisadores obtiveram resultado através do movimento com, por exemplo, Anaxímenes de Mileto(570 - 500 a.C.) que se preocupavam com o movimento dos corpos celestes. O conceito de Platão (427 - 347 a.C.) deduzia que a Terra seria imóvel e estaria envolvida por quatro capas esféricas: a primeira, com espessura igual a duas vezes o raio da Terra, seria composta de água; a segunda, com espessura de cinco vezes o raio da Terra, seria composta de ar e nela estaria a atmosfera; a terceira, deespessura aproximada de dez vezes o raio da Terra, seria composta de fogo. Na parte superior do fogo, estaria a quarta capa esférica com as estrelas. Tanto um quanto o outro foi importante no estudo do movimento e na mecânica, porém foi Aristóteles que registrou o seu experimento, a sua conclusão sobre o movimento, é o que chamamos de método científico.
Aristóteles formou seu conceito em um“ser”, os “seres” que compõem o universo. O "ser" teria quatro características básicas: segundo a sua essência, segundo a sua qualidade (alteração), segundo a quantidade (crescente ou decrescente) e segundo o lugar (natural ou forçado). Aristóteles acreditava que as leis do movimento não são universais. Isto é, as leis que regem os movimentos não valeriam em quaisquer movimentos. Para os corpos que semovimentam na superfície terrestre valem os princípios já enunciados dos movimentos "naturais" e dos movimentos "violentos".
Depois das conclusões de Aristóteles tiveram outros pensadores que deixaram também um marco no estudo do movimento.
Após muitas conclusões e estudos, houve um tempo em que foram proibidas os estudos científicos, decretados pela a Igreja Católica. Havia simestudos, não precisos igual os da Grécia Antiga que era amplo e universalizante, mas esses estudos não poderiam mais serem caracterizados como uma investigação racional em busca do conhecimento e da verdade, porque a fé religiosa se torna o fundamento da sabedoria humana ao invés da razão.
Depois de uma época “escura”, isso na Idade Média, a partir do ano 784 foram construídas as primeiras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • e a evolução da compreensão humana em relação ao movimento dos corpos, desde a Grécia Antiga até Isaac Newton
  • A Evolucao da compreensao humana sobre o movimento
  • A evolução da compreensão humana sobre o movimento
  • Trabalho sobre Isaac Newton
  • Trabalho Sobre Isaac Newton
  • Sobre Isaac Newton
  • RESUMO SOBRE GRÉCIA ANTIGA
  • QUESTÕES SOBRE GRÉCIA ANTIGA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!