A evolução da área de compras em uma empresa do ramo moveleiro como uma forma de ampliar a sua competitividade

Páginas: 28 (6955 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


A evolução da área de compras em uma empresa do ramo moveleiro como uma forma de ampliar a sua competitividade

Graduando: Vitor Cipriani Jr.
Orientadora: Prof. Ms.Tânia Craco

RESUMO
A gestão de compras é um elemento estratégico, que influencia na gestão dos estoques, no atendimento das necessidades dos clientes, e contribui para a competitividade da organização. Em função disso, podegerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros. Por conseguinte, o estudo foi realizado em uma empresa de pequeno porte, e teve por objetivo a evolução do setor de compras, sua estruturação na identificação de oportunidades e ganhos competitivos. Como metodologia de pesquisa qualitativo-exploratória, o estudo foi implementado a partir do desenvolvimento de um estudo de caso, pormeio da realização de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada. Após a implementação do estudo ocorreram mudanças significativas como: redução de estoque e redução do percentual da matéria prima sobre a receita. Isso possibilitou à empresa alcançar uma nova forma de gestão de compras.

PALAVRAS CHAVES: Compras. Competitividade. Evolução da área de compras.ABSTRACT

The purchasing management is a strategic element that influences the inventory management and the meeting of the customers' needs, contributing to the competitiveness of the organization. As a result, it can generate costs reduction and significant improvement of profit rates. Therefore, this study was conducted in a small business, analyzing the evolution of the purchasing department andits organization in identifying opportunities and competitive gains. As a qualitative-exploratory research methodology, the study was implemented through the development of a case study, by conducting in-depth interviews with a semi-structured approach. After the implementation of the study, remarkable changes occurred, such as: reduction of inventory and decreasing of the percentage of raw materialover income. This allowed the company to reach a new way of purchasing management.

KEYWORDS: Purchasing. Competitiveness. Evolution of the purchasing department.

1. INTRODUÇÃO

As organizações estão inseridas em ambientes globalizados, com constantes avanços tecnológicos e concorrência mais acirrada, necessitando buscarem melhores práticas, para garantirem a sua sobrevivência. Em funçãodo crescimento do mercado, o aumento do poder aquisitivo das classes sociais e perspectiva de crescimento do setor moveleiro esse estudo se torna crucial para o desenvolvimento da empresa. Neste sentido, a gestão de compras é capaz de oferecer melhores produtos, com maior agilidade e flexibilidade e com o menor custo.
Para Ballou (2006), a função de compras de uma empresa é fundamental, uma vezque geralmente nas empresas os itens comprados representam um percentual de 40% a 60% do valor de venda do produto final. Isso significa que ganhos relativamente pequenos na função de compras têm grandes impactos nos lucros das empresas. Esse fenômeno é conhecido como princípio da alavancagem dos lucros. Porter (1986) e Martins (1999) defendem a importância da relação entre compradores efornecedores para alcançar sucesso competitivo, sendo que o primeiro identifica estes elementos do cenário industrial como parte integrante das forças críticas na criação e para a manutenção da competitividade.
De acordo com Gaither e Frazier (2001), devido a esta crescente importância, surgiu o conceito sourcing, o qual auxilia as áreas de suprimentos das empresas a obterem um menor custo total deaquisição de produtos e serviços, com economia nos preços, maior eficiência dos processos de compras e melhor aplicação de insumos adquiridos. Del Poço (2011) afirma que essa metodologia permite que as compras sejam realizadas com as melhores práticas de negociação para cada categoria de suprimentos.
Consoante a isso, o presente trabalho investigou a evolução da área de compras em uma empresa do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A motivação no trabalho como forma de competitividade entre as empresas..
  • IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA 5S EM EMPRESA DO RAMO MOVELEIRO LOCALIZADA NA REGIÃO DE ITAPEVA SP
  • Competitividade na empresa
  • area de compras
  • Competitividade entre empresas
  • competitividade das empresas
  • Competitividade ramo do varejo
  • Controladoria como área de apoio no fluxo de caixa em uma empresa do ramo plástico.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!