A EUTAN SIA E O MODO DE ENCARAR A MORTE NA VIS O DAS GRANDES RELIGI ES DO MUNDO

589 palavras 3 páginas
A EUTANÁSIA E O MODO DE ENCARAR A MORTE NA VISÃO DAS GRANDES RELIGIÕES DO MUNDO

Ao se tratar da eutanásia, não se deve olvidar que o campo científico na qual está inserida – biodireito e bioética – transcende seu próprio valor dogmático, tornando-se patente, pois, uma visão ainda que superficial no que tange a religião e a bioética teológica.

Sabe-se que o influxo o qual a religião exerce sobre os homens avulta em importância não só pela sua função histórica, a exemplo de constituir um dos elementos formadores de civilizações, como também por representar um porto-seguro àqueles que a praticam. Outrossim, à proporção que a ciência progride, a consciência da diversidade e as idiossincrasias dos grupos sociais transmutam e, por conseguinte, os preceitos ético-religiosos vêm à baila.
Assim sendo, analisar-se-ão sinteticamente os aspectos históricos e culturais das grandes religiões acerca da eutanásia.

Cristianismo
Há varias tradições cristãs expressivas, embora seja o catolicismo romano o detentor de maior expressão no estudo da eutanásia.
Segundo o mandamento bíblico dos cristãos a vida foi dada por Deus e só Ele tem o direito de tirá-la. Não se deve, pois, apressar a morte. No livro de Êxodo capítulo 20, versículo 13 está expresso: “não matarás”. Daí, depreende-se que não devemos matar ao próximo tampouco a nós mesmos. Para a igreja católica, “matar” significa a ação ou omissão que visa causar a morte.
Faz-se mister colacionar documento importante sobre o assunto qual seja: Carta Encíclia Evangelium Vitae, de autoria do Papa João Paulo II. Abaixo segue o excerto:
“A eutanásia é um dos sintomas mais alarmantes da ‘cultura da morte’ que avança, sobretudo, nas sociedades do bem-estar, caracterizadas por uma mentalidade eficientista que faz aparecer demasiadamente gravoso e insuportável[..].” Como se vê, o cristianismo apresenta visão claramente contraria à questão da eutanásia, uma vez que esta viola a Lei Divina.

Islamismo O principal documento que

Relacionados