A Europa entre o Renascimento e o Maneirismo

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2015
A Europa entre o Renascimento e o Maneirismo

Início do Renascimento em Itália

Pós queda do Império Bizantino no séc. XV, pelos Otomanos, os artistas e intelectuais bizantinos refugiram-se em Itália, após a sua fuga, estes levavam com eles a tradição clássica de raízes gregas, sendo esta a base da renovação cultural e artística do Quattrocento (eventos culturais e artísticos do século XVna Itália).

No séc. XV, a Itália encontrava-se dividida em vários feudos, repúblicas e reinados rivais. Esta rivalidade trouxe uma grande oportunidade à arte, estimulando o seu desenvolvimento.
O facto de cada cidade-estado querer superar as outras cidades, traduziu-se numa vasta produção artística.

Ao nível da arte em si, esta caracterizou-se pelo seguimento da linha naturalista jáintroduzida no Trecento (período da História da Arte que segue a Idade Média na Itália).
O intenso estudo da perspectiva foi o que mais marcou as obras, apesar de ter havido outras renovações estéticas. O artista e a obra adquirem independência. Sendo que o artista ganha autonomia, sendo valorizada a originalidade, subtileza de forma e o nível de invenção. Em vez de apenas qualidades técnicas e escolhados materiais.
 

O nascimento de uma revolução: Renascimento em Florença

O renascimento veio logo ao início revolucionar.
Ao contrário de outras correntes como o românico e o gótico, não se limitou a reformular o mesmo conceito; formatou toda uma linguagem com bases totalmente novas, centradas na intelectualidade profana, no homem e na natureza.

Os primeiros passos na direcção darenovação apareceram logo no séc. XIV com Dante e Petrarca, nas suas obras.
Estes e outros florentinos, frustrados com a direcção que Itália estava a tomar comparativamente aos tempos de glória da época romana, empenharam-se na regeneração, recuperando a língua, as instituições e o esplendor do passado que se estava a perder.
Encontraram na arte clássica as bases sólidas para a regeneração artística. Um novo homem e um novo mundo

Toda a reforma que se iniciou em Itália, não apareceu desligada de uma renovação nas ideias, conceitos e
percepção do mundo em redor.
Apesar de, para o homem renascentista, Deus continuar a ser o criador do homem, este já possuí livre opinião
para e sobre as suas decisões.
O pensamento seguiu esta linha: os dogmas que penetravam nos pensadores medievais,reflectidos nas crenças, nos sentidos e num certo descuido da razão, foi substituído pela racionalidade. Para solidificar esta visão objectiva do mundo, na arte visual, o homem serviu-se de instrumentos de rigor, como a pintura a óleo e a perspectiva linear. 
O papel do artista na sociedade também sofreu uma grande alteração. Inspirado e seduzido pela curiosidade de descobrir o mundo, o artistapassou a ser um humanista, como foi o caso de Leonardo DaVinci.
Os conhecimentos que o artista adquiriu, deramlhe a capacidade de se individualizar, o que se reflectiu no reconhecimento das próprias obras.

Petrarca e o humanismo

Petrarca foi um dos pioneiros do renascimento, e exemplo do “homem do renascimento”. Contrapondo-se à submissão religiosa que afectava todos os pensadores da idademédia, Petrarca defendeu o estudo dos textos clássicos, propondo a investigação das “humanidades”, numa perspectiva profana.
Este pensador iniciou o que viria a ser a quebra com todos os pontos fundamentais e indiscutíveis puramente religiosos e o início da crença no homem.

O renascimento em Itália

O estilo que nasceu em Florença, acabou por se alastrar a toda a Europa, devidoessencialmente ao trabalho de três artistas: Brunelleschi, Donatello e Masaccio.

Alberti e De Re Aedificatoria

O tratado De Re Aedificatoria, Alberti expôs o seu pensamento sobre o que deveria ser a arquitectura.
Tomando por base “o desenho “è una cosa mentale”” de Leonardo, o teórico interpretou e actualizou os conceitos que Vitrúvio havia introduzido.
Apesar de bastante dependente do De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maneirismo e renascimento
  • RENASCIMENTO E MANEIRISMO
  • Renascimento e Maneirismo
  • Renascimento e maneirismo
  • História da Arquitetura
  • Renascimento, maneirismo e barroco italiano
  • renascimento cultural da europa
  • O renascimento cultural na europa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!