a Europa dos parlamentos

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
História a Europa dos parlamentos: sociedade e poder político
Enquanto na maioria dos países europeus se consolidavam as monarquias absolutas, alguns estados rejeitavam-nas convictamente. É o casodas províncias unidas, jovem e prospera republica mercantil, e da Inglaterra, pais onde o poder do rei era, desde á muito. Limitado pelos direitos dos seus súbitos.A república das províncias unidas erauma federação de estados com uma estrutura bastante descentralizada, o que multiplicava os cargos e as oportunidades de interferir na governação. Estes cargos eram disputados pelas famílias nobrescomo pelas famílias burguesas. Aos nobres cabiam, geralmente as funções militares, recaindo a suprema chefia dos exércitos, por sua vez as famílias burguesas dominavam os conselhos das cidades eprovíncias, sobretudo a orla marítima, onde a actividade comercial era maior. Era esta elite burguesa que assumia a condução dos destinos da província da Holanda e por via dela de toda a república.
Mais demetade da população holandesa era urbana. A sua nobreza era numericamente reduzida e comportava-se de modo menos tradicional. A maior parte da sua população pertencia á burguesia, liderada porpoderosos homens de negócios.
Os homens de negócios dominavam conjuntamente a vida económica e o aparelho político institucional.
Papel da Burguesia na formação de uma “republica de mercadores” : aprosperidade da Holanda assentou em duas vertentes  o incremento das actividades produtivas internas e o alargamento das redes marítimo-comerciais externas.
Ao poder centralizado do rei e à preponderância danobreza, contrapunham as Províncias Unidas a descentralização governativa e o domínio da Burguesia. Nesta “república de mercadores” os interesses do Estado e do comércio uniram-se estreitamente.Grothius e a legitimação da liberdade dos mares
No fim do sec XVI os holandeses irromperam decididamente pelos oceanos, depressa se familiarizando com as grandes rotas comerciais do atlântico e do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Europa dos parlamentos: sociedade e poder politico
  • Parlamento
  • Parlamento
  • Parlamento
  • o parlamento ingles
  • Parlamento e Governo
  • Parlamento ingles
  • Europa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!