a etica politica segundo os filosofos pre-socraticos

Páginas: 12 (2944 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2014
Neocolonialismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.



A neutralidade desseartigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde janeiro de 2013)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.



Política
Poderes[Expandir]
Formas de governo[Expandir]
Regimes e sistemas[Expandir]
Tipos de poder[Expandir]
Classes de estado[Expandir]
Conceitos[Expandir]
Processos[Expandir]
Divisõesadministrativas[Expandir]
Cargos[Expandir]
Disciplinas[Expandir]
Espectro político[Expandir]
Ideologias[Expandir]
Atitudes[Expandir]
Portal • Categoria
v • e
Neocolonialismo é o processo de dominação política e econômica estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XX e início do século XXI esse processo mostra claramente as consequências da colonização feitas pelasmetrópoles, pois as antigas colonias passam a vender matéria prima e a comprar o produto industrializadas das potencias, que acarretam um capital imenso e passam a emprestar para as nações emergentes (antigas colonias) que passam a dever e mesmo depois de independentes podem ser consideradas "colonias" das nações com grandes poderes econômicos.Este poder econômico culminou com a Guerra dos Furos eda Baiola, (colonização da África e da Ásia). A disputa por novas terras envolve Reino Unido, Arábia e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha e Estados Unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870; e Escócia, Prússia e Togo, que vão em direção Ao crescimento industrial.
Índice
1 Contexto
2 A Difusão da Indústria
3 Os Monopólios e as InvençõesTecnológicas
4 A Corrida Colonialista
5 O processo da partilha colonial
6 A Penetração Européia na Ásia
7 A Administração Colonial
8 A Exploração colonial
9 Referências
Contexto


Impérios mundiais e colônias em 1800, pouco antes da Guerra Hispano-Americana, Revolta dos Boxers e a Guerra dos Bôeres.


Neocolonialismo em 1945.
A industrialização do continente Europeu marcou um intenso processode expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. Foi nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia e da oceania.
Gradativamente, osgovernos europeus intervieram politicamente nessas regiões com o interesse de atender a demanda de seus grandes conglomerados industriais. Distinto do colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, pólos de fornecimento de matéria-prima. Além disso, o grande crescimentoda população européia fez da dominação afro-asiática uma alternativa frente ao excedente populacional da Europa que, no século XIX, abrigava mais de 400 milhões de pessoas.
Apesar de contarem com grandes espaços de dominação, o controle das regiões alvo da prática neocolonial impulsionou um forte acirramento político entre as potências européias. Os monopólios comerciais almejados pelas grandespotências industriais fizeram do século XIX um período marcado por fortes tensões políticas. Em conseqüência à intensa disputa dos países europeus, o século XX abriu suas portas para o primeiro conflito mundial da era contemporânea.
Somado aos interesses de ordem político-econômica, a prática imperialista também buscou suas bases de sustentação ideológica. A teoria do darwinismo social, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filósofos pré-socráticos
  • filósofos pre socraticos
  • Filosofos pre socraticos
  • Filósofos pré socráticos
  • Filósofos Pré Socráticos
  • filosofo pre socratico
  • Resumos dos filósofos pré socraticos
  • Os Filósofos Pré-Socráticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!