A etica maçonica

Páginas: 17 (4204 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
INDICE

- Introdução ........................................................................................ 3
- A filosofia moral e ética maçônica ................................................... 4
- Sabedoria .............................................................................. 4
- Tolerância ............................................................................ 5
-Caridade .............................................................................. 6
- Justiça .................................................................................. 7
- Liderança ............................................................................ 8
- Perseverança ....................................................................... 9
-Conclusão........................................................................................ 13
- Bibliografia ..................................................................................... 14


INTRODUÇÂO

O tema “O COMPORTAMENTO DO MAÇOM DENTRO E FORA DO TEMPLO” está intrinsecamente relacionado aos princípios de nossa Sublime Ordem que propaga ser uma escola formadora de líderes. Comosabemos, o exercício da liderança representa um ônus elevado pois, além da responsabilidade inerente, o comportamento é fundamental pelo exemplo que sua imagem passa aos seus seguidores.

Ao ingressarmos em nossa instituição, juramos o respeito aos seus estatutos, regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que a regem, bem como, o amor à Pátria, crençano G\A\D\U\, respeito aos governos legalmente constituídos e acatamento às leis do nosso país.

Por esta razão, espera-se que o maçom reitere seu juramento com sua presença nas reuniões maçônicas e se dedique, de corpo e alma, à prática da moral, da igualdade, da solidariedade humana e da justiça, em toda a sua plenitude.

Destacamos, resumidamente, como essenciais à formação do templointerior de cada maçom, os ensinamentos a seguir que recebemos através dos estudos desenvolvidos nos vários graus maçônicos .



A FILOSOFIA MORAL E ÉTICA MAÇÔNICA

A abordagem de um assunto complexo exige algumas premissas, que, embora verdades inconcussas, podem ser, muitas vezes, esquecidas, em benefício de interesses pessoais de momento.
A primeira premissaesclarece que a Maçonaria é uma Fraternidade. Ora, o substantivo feminino fraternidade designa o parentesco de irmãos, o amor ao próximo, a harmonia, a boa amizade, a união ou convivência como de irmãos. Isso leva à conclusão de que, na organização designada, genericamente, como Maçonaria, ou Franco-Maçonaria, definida como uma Fraternidade, deve prevalecer a harmonia e reinar a união ou convivênciacomo de irmãos.
A segunda premissa afirma que a Maçonaria, como uma Fraternidade, deve ser uma instituição fundamentalmente ética. O substantivo feminino ética designa a reflexão filosófica sobre a moralidade, ou seja, sobre as regras e códigos morais que orientam a conduta humana; refere-se, também, à parte da Filosofia que tem por objetivo a elaboração de um sistema de valores e oestabelecimento dos princípios normativos da conduta humana, segundo esse sistema de valores.
SABEDORIA
O somatório dos conhecimentos adquiridos durante nossa existência pela experiência própria ou através dos ensinamentos recebidos devem orientar no sentido que, antes de tomarmos uma decisão, precisamos avaliar o quanto conhecemos do fato, se é a verdade e se irá trazer algum benefício, ou seja,devemos usar o princípio das “ peneiras da sabedoria”.
O único meio efeicaz para se combater a ignorância, os preconceitos, a supertição e os vícios é o saber, pela simples razão do próprio significado de cada um desses conceitos, ou seja:
- Ignorância significa o desconhecimento ou falta de instrução, falta de saber.
- Preconceito significa o conceito ou opnião formados antes de ter os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A etica maçonica no conselho de Aristoteles a Nicocamo
  • iniciaçao maçonica
  • As Virtudes Maçônicas
  • Impressão maçonica
  • Leis Maçônicas
  • Perguntas Maçônicas
  • Iniciação Maçônica
  • solidariedade maçonica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!