A Estrutura E A Fun O Da Comunica O Na Sociedade2

529 palavras 3 páginas
A Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade – Harold D. Lasswell

O estudo de Lasswell se direciona a tentar explicar e esclarecer o ato de comunicação. Com isso ele cria um paradigma a respeito do processo de comunicação, respondendo e exemplificando cinco perguntas que são: 1) Quem? – o comunicador, quem controla o processo e utiliza estratégias para se comunicar; 2) Diz o quê? – mensagem, conteúdo; 3) Em que canal? – meio; 4) Para quem? – audiência, as pessoas atingidas; 5) Com que efeito? – impacto, o comportamento que se espera na transmissão.
Em seu estudo Lasswell tem como intuito descobrir e revelar quais as funções dos meios de comunicação na sociedade. Com isso ele apresenta três funções: 1) a vigilância sobre o meio ambiente; 2)a correlação das partes da sociedade em resposta ao meio; 3) a transmissão da herança social de uma geração para a outra.
Ele utiliza muita da biologia para auxiliar no desenvolvimento do seu trabalho, relatando que qualquer ser vivo necessita de comunicação para se manter em equilíbrio com o meio ambiente, essa ideia converge com a corrente positivista, caracterizada pela noção de que cada parte deve cumprir a sua função, a fim de conquistar o equilíbrio e o progresso. Para exemplificar esse processo Lasswell utiliza os “sentinelas” que são especialistas na função de avisar o grupo sobre qualquer mudança no ambiente, organizando as reações dos demais.
Lasswell diz que a comunicação funciona como um sistema nervoso, onde os estímulos recebidos de outro país são transmitidos pelos especialistas no meio externo (diplomatas, adidos e correspondentes estrangeiros) ao meio interno (editores, jornalistas e oradores), que transmitem aos transmissores (educadores). Os estímulos são emitidos e recebidos por cada um dos indivíduos, não existindo um único sentido, ocorrendo de forma autônoma na sociedade. Além disso, os estímulos podem ser modificados pelas pessoas pertencentes ao meio interno.
Nas comunidades humanas diferente dos

Relacionados