A estrutura de um texto técnico

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
Neste trabalho vamos estudar a estruturação dos textos técnicos juntamente com alguns exemplos citados, com o objetivo de qualificar a comunicação e aprimorar alguns conhecimentos de como fazer estes textos e quais são suas definições, ou seja, para que cada modelo serve.
Métodos aqui apresentados a partir de pesquisas na internet e nas aulas e livros do curso de administração módulo 02.
Estestextos são utilizados no nosso dia-a-dia, no mundo do trabalho, na vida em comunidade e no exercício da cidadania, por isso devemos estar cientes de como fazê-los e para que cada um serve, porque no decorrer de nossa vida com certeza um dia nos depararemos com alguns destes textos técnicos, aí teremos que estar bem informados para que não haja erros futuramente.



2- MODELOS DE TEXTOSTÉCNICOS:

Modelo 01:

RECIBO
R$100,00

Recebi da Sra. Maria Zélia Souza dos Santos a quantia supracitada de R$ 100, 00 (cem reais), referente à venda de uma calça jeans modelo Slin, fabricação brasileira, marca Republica.

São Luiz Gonzaga, 25 de setembro de 2009.

________________Izabel Carvalho

Modelo 02:

MODELO DE PROCURAÇÃO – PESSOA FÍSICA

Outorgante: fulano(a) de tal, brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº. ______________________, RG nº._______________________, residente e domiciliado(a) na (rua, avenida, etc.) ______________________________, bairro __________________, município ______________________, Estado _________________, CEP_____________, fone ____________, pelo presente instrumento nomeia e constitui como seu (sua) bastante Procurador(a) (Outorgado) fulano(a) de tal, brasileiro(a), estado civil, profissão, portador(a) do CPF nº. ___________________, RG nº._________________________, residente e domiciliado(a) na (rua, avenida, etc.) _______________________________, bairro __________________, município_______________________________, Estado _________________, CEP _____________, fone ____________, com poderes para representar o outorgante perante (todos os órgãos da administração pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal, inclusive perante) às Unidades da Receita Federal do Brasil para requerer/solicitar _(exemplo de poderes genéricos:_tudo o que for necessário para solucionar qualquer pendência ousituação minha ante a RFB)_ou (exemplos de poderes específicos: pesquisas sobre situação fiscal e cadastral, solicitar emissão de DARF, impugnação, certidão negativa de débitos, dar vistas ao processo administrativo nº. , quitar débitos, inclusive parcelar etc.), responsabilizando-se por todos os atos praticados no cumprimento deste instrumento, cessando os efeitos deste a partir da(o) (extinção do seuobjetivo) (dia/mês/ano).

__________________________,______de___________ de ______
(Local)

_____________________________________
(Assinatura do Outorgante)

Espaço para o reconhecimento de firma em cartório.

Modelo 03:

ATESTADO MÉDICO

Declaro, que o Sr._____________________________________, documento de identidade ________________________ e CPF ______________________, encontra-se em pleno gozo de sua saúde física e mental, capacitando-se desta forma a submeter-se aos testes exigidos na Avaliação Física, discriminados no Edital do Concurso da Máquinas Eletrônicas, relativos ao cargo de Auxiliar Técnico de Engenharia I (função Eletricista de Linha deTransmissão).

___________, _____ de ____________ de 2009.

Nome do Médico
CRM do Médico

3- ANÁLISE

O modelo 01 (recibo) é um documento muito importante, pois ele é uma declaração por escrito de que houve uma transação financeira, ou seja, o recebimento de algo ou de alguma quantia. Tanto pessoas físicas, como pessoas jurídicas podem utilizar deste meio de declaração.
O modelo de recibo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto técnico
  • texto tecnico
  • Texto Técnico
  • Textos Tecnicos
  • Textos Técnicos
  • TEXTO TECNICO
  • Textos técnicos
  • textos técnicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!