A estrela flamígera

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
TRABALHO MAÇOM: A ESTRELA FLAMÍGERA



A ESTRELA FLAMÍGERA



Inicialmente, alguns esclarecimentos acerca do tema:


ESTRELA FLAMÍGERA é também conhecida por ESTRELA FLAMEJANTE ou ESTRELA FLAMANTE.

Não se deve confundir a ESTRELA FLAMÍGERA (pentagrama) com o SELO DE SALOMÃO (hexagrama). Este último é formado por dois triângulos de lados iguais (eqüiláteros) opostos pela base e entrelaçados,enquanto que o primeiro tem a forma de estrela de cinco pontas.

Tampouco se deve confundi-la com o DELTA LUMINOSO. Este se situa atrás e acima da cadeira do Venerável. Esta última distinção é necessária porque alguns rituais colocam a ESTRELA FLAMÍGERA no interior do DELTA LUMINOSO.

Por detrás da Estrela Flamígera irradiam chamas, que não se deve confundir com raios.

O termo flamejante vem dofogo. Reconhecido pelos antigos como um dos quatro elementos do mundo, o fogo é um principio ativo, transmutador e transformador.

A LETRA G, que é encontrada no centro da Estrela Flamígera, não é abordada neste trabalho, pois é incontestavelmente um enigma maçônico, cujos mistérios que pairam sobre ela e as infinitas interpretações e significados que lhes são atribuídos pelas diversas correntes, afaz por merecer profundo estudo à parte.


A ORIGEM DA ESTRELA FLAMÍGERA


Se pedirmos para uma criança, em fase inicial de aprendizado, desenhar a figura de uma estrela, ela certamente irá desenhar uma estrela de 5 pontas, e a ela irá atribuir o significado de apenas algo que brilha no céu.

Entretanto, o símbolo estrela de 5 pontas é encontrado desde as milenares culturas Egípcia, Hebraica,Greco-Romana, Romano-Cristão, Chinesa, assim como nos estudos da Cabala, da Numerologia e do Tarô, nos estudos de Pitágoras, sendo-lhe atribuído os mais diversos significados.

E tendo uma estrutura simbólica e ritualística, a Maçonaria reconhece heranças procedentes dessas diversas tradições e culturas, com as quais teve contato durante a sua existência, sobretudo no que se refere aos símboloscosmogônicos relacionados com a construção.

Por se tratar da mais antiga, a Tradição Egípcia merece destaque especial dos escritores maçônicos, pois o antigo Egito foi um dos centros sagrados de onde surgiu grande parte do saber que contribuiu para dar forma, com sua influência sobre os filósofos gregos, à concepção do mundo.

Segundo os autores maçônicos, a herança egípcia foi transmitida àMaçonaria através, fundamentalmente, da Alquimia e do Pitagorismo.

Os pitagóricos usavam a Estrela Flamígera para representar a SABEDORIA e o CONHECIMENTO.

Theobaldo Varoli Filho afirma que, como símbolo maçônico, a Estrela Flamígera é rigorosamente de origem pitagórica, sendo que seus sentidos mágico, alquímico e cabalístico, assim como o seu aspecto flamejante, foi imaginado ou copiado por CornélioAgrippa de Nettesheim (1486-1533), jurista, médico, teólogo e professor, amante da Magia e da Cabala.


UM POUCO SOBRE PITÁGORAS


Dada a acolhida pelos autores quanto a Estrela Flamígera ser de origem pitagórica, algumas breves informações sobre Pitágoras:

Pitágoras viveu cinco séculos antes de Cristo, na Grécia, onde foi filósofo, geômetra e moralista. Seu nome figura com excepcionaldestaque na história da matemática.

Permaneceu por alguns anos no Egito e lá, ainda jovem, freqüentou os templos e ouviu os Sacerdotes. Com os Sacerdotes, iniciou-se no estudo das ciências ocultas, aprendeu as regras do cálculo e chegou a conhecer recursos e artifícios da magia egípcia.

Ao regressar à Grécia, trazia Pitágoras a fama de ser um sábio, dotado de estranho poder, capaz de revelar aoshomens todas as faces da vida e os segredos inatingíveis das coisas.

Ensinava aos seus fiéis discípulos que os números governavam o mundo e que, por isso, todos os fenômenos que ocorriam na terra, no ar, no fogo ou na água podiam ser expressos, avaliados e previstos por meio de números.

Para ele, o número não era considerado como uma qualidade abstrata, mas como a virtude intrínseca ética de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrela flamigera
  • Estrela flamígera
  • ESTRELAS
  • A estrela
  • Estrela
  • Estrelas
  • Como estrelas
  • Estrelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!