A estrat gia do eceano azul Camila Cas hellip

1116 palavras 5 páginas
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Camila Santos de Castro

O livro desperta a visão sobre como as empresas podem buscar novos espaços no mercado não ocupados pela concorrência, os chamados “oceanos azuis”. O mercado o qual as empresas disputam pelos clientes, é chamado de “oceano vermelho” devido a concorrência e a competição sangrenta entre as empresas. As argumentações do livro partem de exemplos de cases de sucesso estudados pelos autores. Tais casos referem-se às empresas que conseguiram se diferenciar dos concorrentes de uma forma que estes se tornaram irrelevantes. Desse modo, objetivo principal é o desenvolvimento de métodos para tornar a concorrência irrelevante, por meio da criação de novos setores e demandas e de produtos e serviços. Nesse passo, a inovação é a palavra-chave, a qual é vista pelos autores como o principal conceito para a criação de “Oceanos Azuis”.
Para criar os “oceanos azuis”, as empresas buscam simultaneamente a diferenciação e a liderança de custo criando mais valor para os clientes. Como o exemplo citado no livro do Cirque Du Solei, que buscou ao mesmo tempo a diferenciação e o baixo custo para criar seu oceano azul, uma inovação de valor ao não seguir o padrão ou modelo tradicional de circo. Ou seja, criou-se um circo com apresentações mais artísticas do teatro e sofisticação, chamando a atenção de um público diferente do que geralmente frequentava os circos tradicionais. Consequentemente, houve o aumento e criação de uma nova demanda, além de um novo conceito de circo.
A estratégia da inovação de valor “ocorre quando as empresas alinham inovação com utilidade, com preço e com ganhos e custo” (p.13) resultando na criação de um novo espaço do mercado e rompendo com a concorrência.
Os autores deste livro defendem a tese de que as empresas devem parar de olhar para os concorrentes e começar a procurar outras oportunidades ainda não exploradas. A

Relacionados