A ESTRATÉGIA NO SERVIÇO SOCIAL

Páginas: 16 (3965 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2013
A ESTRATÉGIA NO SERVIÇO SOCIAL



Rita Stüpp
Prof° Arlei Ávila Iucksh
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0031) – Pratica do Módulo
00/10/2012


RESUMO

O planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional, pois permite antecipar possíveis e certas mudanças do ambiente externo em que a sociedade está inserida continuamente.O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.
O planejamento social busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação dos vários níveis profissionaisexistentes dentro da sociedade. Nesse sentido, a tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentro do processo. O Planejamento Estratégico é o ato de planejar as atuações a serem realizadas pelas Organizações Governamentais e Não-Governamentais, bem como Empresas com fundamentação na coerência. Em relação a Estratégia dificilmente se encontra uma únicadefinição, a ideia mais resumida e simples de estratégia é arte de planejar. das Estratégias serão apresentados quatro tipos de estratégias organizacionais: defensiva; prospectiva; analítica e reativa, que ajudarão no melhor entendimento.



Palavras-chave: Serviço Social; Planejamento; Estratégias.



INTRODUÇÃO

Neste artigo, por meio de tópicos e reflexões serão apresentado temasrelacionados ao Planejamento, Estratégias, tudo voltado ao Serviço Social. O Planejamento é uma ferramenta gerencial que proporciona a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias ao enfrentamento de estrangulamentos e desafios institucionais que devem ser vencidos.
O planejamento social é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento de trabalho doprofissional de Serviço Social, pois este tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional consiga realizar intervenções com qualidade.

2 PLANEJAMENTO SOCIAL

Para a profissão de serviço Social a realidade concreta é o cerne de sua intervenção. Essa intervenção na realidade, exige competência onde o planejamento social deixa de ser um simples método etorna-se uma das mais importantes ferramentas de gestão da profissão, sempre aberto para o pensar crítico e para a realidade histórica.
O planejamento é, antes de tudo, um instrumento político que vincula e concretiza as decisões de uma organização. É condição fundamental compatibilizar um método de racionalidade, um processo político decisório vinculado à tomada de decisão e benefício de umamaioria, lembrando-se que o método construído nem sempre consegue dar conta do que se deseja em termos políticos.
O planejamento social busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação dos vários níveis profissionais existentes dentro da sociedade. Nesse sentido, a tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentrodo processo. Um elemento importante no planejamento social é a operacionalização, onde relaciona as atividades necessárias para efetuar as decisões tomadas. Nessa fase o planejador social (o assistente social) deve acompanhar a implantação, o controle e a avaliação do planejamento do projeto social que o mesmo for implantar em determinada instituição pública ou privada. O planejamento é um processocontínuo e dinâmico, tendo o planejamento como uma decisão de planejar o movimento de reflexão-decisão-ação que o caracteriza vai se realizando de acordo com as seguintes aproximações.
Fontes (2001, p.241) indica que a lógica do planejamento estratégico foi adotada pela área social, desde o momento em que se viu a necessidade de demonstrar claramente os benefícios que seriam gerados pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrategia serviço social faleiros
  • ESTRATEGIAS EM SERVIÇO SOCIAL
  • Estratégias em Serviço Social
  • Estratégias em serviço social
  • As comparações entre: Estratégias no Serviço Social Faleiros/ O Serviço Social na Contemporaneidade: Yamamoto...
  • As comparações entre: Estratégias no Serviço Social Faleiros/ O Serviço Social na Contemporaneidade: Yamamoto
  • Familia interdisciplinaridade eas estratégias do serviço social
  • LEITURA DIRIGIDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!