A estrada de ferro Madeira Mamor ou

Páginas: 8 (1784 palavras) Publicado: 5 de maio de 2015
A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ E A REVOLUÇÃO ACREANA


Acadêmica: Josicléia dos Santos Patrício
Professor: Carlindo Klug
História da Amazônia com ênfase em história de Rondônia: História de Rondônia I
06/12/2013


RESUMO: A estrada que hoje é sucata no estado de Rondônia, foi construída sob muito sol e chuva, sem falar nas doenças que cercavam a região amazônica. O objetivodeste trabalho é expor o motivo que levou a construção da ferrovia Madeira Mamoré. A metodologia usada foi à pesquisa bibliográfica. Em síntese, pode-se concluir que foi mais uma obra fora do tempo, que foi pouco utilizada.

PALVRAS CHAVES: Revolução acreana. Ferrovia. Madeira Mamoré.

1-INTRODUÇÃO

A estrada de ferro Madeira Mamoré ou “estrada do diabo” foi inaugurada em fevereiro de 1912, e foidesativada em 1972. Portanto 60 anos mais ou menos em atividade. Porém foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHN) e após seu centenário no ano passado, e agora com 7 km restaurados para fins turísticos, as autoridades de Rondônia lutam para que a mesma se torne patrimônio da humanidade. Desativa há muito tempo, ela continua sendo um dos principais e mais importantes cartões postais deRondônia e por isso mesmo, é sem nenhuma dúvida a maior atração turística de Porto Velho.
O objetivo deste trabalho é expor o motivo que levou a construção da ferrovia Madeira Mamoré: a Revolução Acreana. A revolta dos seringueiros que, no início do século 20, ocupavam o atual Estado do Acre.
Em linha gerais, será exposto em que cenário, o porquê e começou a falar em ferrovia na região amazônica e logomais a revolução acreana, e resumidamente a sua construção como fato concretizado.

2-A FERROVIA MADEIRA MAMORÉ

A construção da ferrovia que ligava Porto Velho à cidade de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia viria a beneficiar dois países: Brasil e Bolívia. Porém a sua finalização foi tardia e a Bolívia foi prejudicada: em 1912, a borracha amazônica começava a perder espaço no comércio mundialpara a produzida no Sudeste Asiático, o que fez com que a ferrovia desse prejuízo: custou o equivalente a 28 toneladas de ouro e ceifou mais de 6.000 vidas, embora oficialmente se reconheça 1.500 óbitos. Seu trajeto de 364 km foi alterado para 366 em 1922. Desativada em 1972, ela virou sucata, vendida a uma siderúrgica. Sua principal função seria o escoamento da borracha boliviana. Este país nãotinha como realizar o escoamento de seus produtos por terra, sendo o transporte nos rios Mamoré e Madeira a única solução viável dentro das apresentadas pelo engenheiro alemão Franz Keller que fez estudos científicos e apresentou as alternativas ao governo imperial: canalizar os rios Madeira e Mamoré com a construção de comportas; implantar o projeto da ferrovia partindo de Santo Antônio doMadeira ou construir pelo mesmo traçado de contorno dos referidos rios, uma grande rodovia.
Para ultrapassar as barreiras, os viajantes viajavam por cerca de 400 km nesses rios onde havia cerca de 20 cachoeiras de vários tamanhos, que encareciam muito o custo dos transportes, pois exigiam centenas de pessoas para ajudar nos serviços de transposição das quedas, sendo que mesmo assim, em todas as viagensessas mesmas cachoeiras cobravam um pesado tributo em termos de tempo, sacrifícios, vidas humanas e perda de mercadorias. Assim essas cachoeiras eram os obstáculos que impediam a importação e a exportação, e o crescimento econômico naquela região.
Confirmando, Fonseca diz que,

No final do século XIX, a Bolívia buscava ansiosamente uma alternativapara a perda de seus territórios marítimos da costa do Pacífico para o Chile, a fim de ter como escoar sua produção para os países. No noroeste boliviano, o rio Madeira era uma alternativa que já estava sendo usada como corredor de importação e exportação. (2001 p.137)

Durante muitos anos a preocupação dos governos bolivianos era essa: realizar projetos que ligassem seu país ao mar, e assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrada de Ferro Madeira Mamor
  • Estrada De Fero Madeira Mamor
  • Estrada De Ferro Madeira
  • Estrada de ferro madeira mamoré
  • Estrada de Ferro Madeira Mamoré
  • Estrada de ferro madeira-mamoré resumo
  • praça da estrada de ferro madeira mamoré
  • Slide estrada de ferro madeira-mamoré

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!