A est tica tratada por Martino tem base no termo de origem grega aisthesis

499 palavras 2 páginas
Estética da comunicação: da consciência comunicativa ao “eu” digital (MARTINO, Luís Mauro Sá.)

1.0 - Introdução

A estética tratada por Martino tem base no termo de origem grega aisthesis, que significa “sensibilidade” com um sentido amplo e profundo. Dessa maneira, Estética da Comunicação se propõe a “pensar as relações entre os meios de massa e o indivíduo como um exercício de sensibilidade e produção – uma estética geradora de uma percepção”.
Além disso, Estética da Comunicação é o ramo da teoria da comunicação que trata das relações existentes entre os indivíduos e as mídias, partindo da perspectiva de interação entre a consciência, seu mundo de vida e as mensagens.
O autor mostra que essas interações estão em todos os lugares, transformando o indivíduo e seu cotidiano. Logo na introdução, fica clara a existência de um movimento cíclico, no qual o sujeito é um ser cognitivo, que produz e distribui um oceano de mensagens no espaço social e estas retornam ao sujeito.

2.0 - A produção da consciência comunicativa.·.
A primeira parte, A produção da consciência comunicativa que compreende os capítulos 1 e 2, analisa a relação existente entre consciência e comunicação. Ela se fundamenta na concepção de que o Ser é em primeiro lugar uma entidade comunicativa em si, estabelecendo relação consigo próprio. A partir desta auto percepção consciente, o indivíduo passa a se relacionar com outros seres, comunicando-se com eles. Complementando esse pensamento o autor indica que ao interagir com o mundo, o indivíduo mantém estável a sua essência, mas se transforma e se adéqua às relações sociais, de forma dinâmica.
2.1- Primeiro Capítulo O primeiro capitulo, nos passa que o entendimento de que todo processo comunicativo é fruto de uma relação estética, ou seja, porque o ato de comunicação não se dá apenas pela escrita, mas também na comunicação dos afetos e sensações que se pretende compartilhar. Sendo assim, o indivíduo recebe as impressões dos sentidos de

Relacionados