A essenciaalidade do adiministrador de empresa

5035 palavras 21 páginas
ESSENCIALIDADE DO ADMINISTRADOR DE EMPRESA

CESAR GUILHERME GESSICA MARCELO RENATO1

RESUMO

O administrador de empresas tem que planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os empreendimentos humanos. É responsável pelo planejamento e funcionamento administrativo de uma empresa, desenvolve estratégias de mercado, ajuda a definir, analisar e cumprir metas da organização, ordena fatores de produção e fiscaliza a eficiência de utilização da mão-de-obra, de modo a obter índices maiores de produtividade. Contrata e seleciona o pessoal, cuida da administração financeira e analisa programas e métodos. Desenvolve, e implementa planos de carreira e programas de benefícios. Envolve-se com a publicidade, o marketing, bem como, na promoção a venda dos produtos e serviços da organização.

Palavras - chave: Princípios da administração. Funções e características do administrador. Administração no século XXI.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo procura esclarecer a função de um administrador de empresas, descrevendo a forma que o profissional exerce sua função, de maneira científica, metodológico e prática, descrevendo os métodos aplicáveis, forma de gerir os recursos que são disponíveis e onde encontram-se suporte para aplicar esse tipo de administração. Foi realizada uma entrevista em forma de questionário com perguntas estruturadas do tipo explicativas e descritivas, tendo como objetivo descrever explicar a vida de administrador em seu trabalho, ela foi semiestruturada usando perguntas elaboradas pelo grupo seguindo um roteiro predeterminado.
Segundo CHIEVENATO (2004), é uma necessidade de ter um profissional administrando empresas ou organizações, pois vivemos em uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades praticadas dentro de uma empresa devem ser planejadas,

Relacionados