A espiritualidades nas bem-aventuranças

Páginas: 92 (22875 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
NONATO OLIVEIRA

A ESPIRITUALIDADE NAS BEM-AVENTURANÇAS

EVANGELHO DE MATEUS

1ª Edição

Goiânia Edição do Autor 2010

DEDICATÓRIA À minha mãe Maria Ribeiro de Araújo (in memorian)

2

AGRADECIMENTOS

A Deus, por propiciar esta oportunidade de escrever um livro, à minha adorável esposa, Angelita, por seu amor e compreensão e aos meus filhos: Rafaela, Maria Luiza e SamuelMenorah. À minha saudosa mãe, Maria Ribeiro de Araújo, por ter me gerado e aos meus irmãos por terem me amado. Aos irmãos da Segunda Igreja Batista no Setor Garavelo e Igreja Batista da Paz pelas orações. À equipe e amigos da Academia Atitude pelo apoio e incentivo.

3

ÍNDICE
Sinopse Introdução 1. O Contexto Sócio-Político e Histórico do Evangelho de Mateus 1.1 As Características da SociedadeMateana 1.2 Os Conflitos entre o Judaísmo Formativo e os Judeus Cristãos 2. Introdução às Bem-Aventuranças e análise dos textos 2.1 - Mateus 5.1,2 2.2 - Mateus 5.3 2.3 - Mateus 5.4 2.4 - Mateus 5.5 2.5 - Mateus 5.6 2.6 - Mateus 5.7 2.7 - Mateus 5.8 2.8 - Mateus 5.9 2.9 - Mateus 5.10 3. Possibilidades de uma Re-leitura das Bem-Aventuranças 3.1 - A Felicidade dos Humildes de Espírito 3.2 - A Felicidadedos que Choram 3.3 - A Felicidade dos Mansos 3.4 - A Felicidade dos Famintos e Sedentos de Justiça 3.5 - A Felicidade dos Misericordiosos 3.6 - A Felicidade dos Limpos de Coração 3.7 - A Felicidade dos Pacificadores 3.8 - A Felicidade dos Perseguidos por Causa da Justiça Conclusão Referências Sobre o Autor 05 06 08 08 12 25 25 30 33 35 37 45 48 52 55 58 58 60 62 64 66 67 68 70 71 73 76

4 SINOPSE O tema “A Espiritualidade nas Bem-Aventuranças - Evangelho de Mateus” visa resgatar os ensinos de Jesus para as comunidades atuais, observando, é claro, o contexto mateano e, ainda, que o caminho da felicidade está na vivência e prática de suas palavras. O presente trabalho pesquisará os textos de Mateus sobre as bem-aventuranças, o qual revelará que a felicidade de que elas falam é umafelicidade que vem até nós e não uma produzida por nós. Felicidade esta que não exclui a privação e o sofrimento. É através de um relacionamento íntimo e diário com Jesus, na dependência de seu Espírito e ainda, de modo autêntico, procurando viver as bem-aventuranças é que estaremos cumprindo a vontade de Deus, construindo um mundo de acordo com Seu projeto de amor e caminhando, cada dia mais, rumo aoSeu reino e conquistando a verdadeira felicidade.

5

INTRODUÇÃO

É notável que na sociedade humana exista uma busca incessante pela felicidade. E o conceito de felicidade do homem está diretamente relacionado a obter riquezas, em exercer o poder em suas diversas formas e também em satisfazer seus desejos pessoais. Geralmente a felicidade não está relacionada às questões espirituais –celestiais – mas tão somente às materiais – terrenas.
As concepções de felicidade vigentes em nossa sociedade são: satisfação de todos os desejos terrenos, ausência de problemas e sofrimentos, estado de euforia psicológica ou experiência de sensações fortes. 1

Uma análise mais atenciosa dos textos de Mateus sobre as bemaventuranças, revelará que a felicidade de que elas falam é uma felicidade quevem até nós, não uma felicidade produzida por nós. Felicidade esta que não exclui a privação e o sofrimento. A proposta deste tema “A Espiritualidade nas BemAventuranças - Evangelho de Mateus” visa resgatar os verdadeiros ensinos de Jesus para as comunidades atuais e ainda que, o caminho da felicidade está na vivência e prática de suas palavras. Inicialmente, no primeiro capítulo, faremos umacontextualização das características da comunidade de Mateus. Logo em seguida, no segundo capítulo, faremos uma análise dos textos do Livro de Mateus, em seu Capítulo 5, versículos de 1 a 10. Finalmente, no terceiro capítulo, faremos uma exposição de possibilidades de uma re-leitura das bem-aventuranças para a atualidade.
1

DUMAIS, Marcel. O sermão da Montanha. Coleção Cadernos Bíblicos. São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As bem aventuranças
  • Bem Aventuranças
  • As bem Aventuranças
  • As bem-aventuranças
  • O sermão do monte
  • bem aventuranças do casamento
  • festa das bem aventuranças
  • Bem-aventuranças: a relevancia da felicidade cristã na pós-modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!