A Espectroscopia Por Resson Ncia Magn Tica

1762 palavras 8 páginas
A espectroscopia por ressonância magnética (ERM) é uma técnica que tem recebido cada vez mais atenção dos radiologistas e em particular dos neurorradiologistas, neurologistas e psiquiatras. Os estudos de ERM de tecidos in vitro tiveram início na década de 70 e as análises quantitativas do cérebro de animais in vivo tornaram-se possíveis na década de 80. Atualmente, boa parte dos aparelhos de ressonância tem a capacidade de receber os programas destinados à espectroscopia e como resultados satisfatórios podem ser obtidos em curtos períodos de tempo, em geral menores que cinco minutos, o estudo por espectroscopia pode ser adicionado à rotina dos exames de RM do encéfalo.
Os prótons de hidrogênio (1H) são os elementos mais comumente usados na avaliação por espectroscopia, dada a sua abundância natural e alta sensibilidade magnética quando comparadas com outros núcleos como o sódio, carbono e fósforo. Este último (31P) tem sido utilizado na avaliação de processos patológicos onde o substrato é a alteração do metabolismo energético (particularmente miopatias e miocardiopatias) o que está além do escopo deste texto.
A técnica de ERM permite obter informações químicas dos tecidos com base no mesmo princípio físico das imagens ditas "convencionais" e é historicamente anterior à técnica que permitiu obtenção das imagens por RM. A freqüência de ressonância do hidrogênio (próton) depende da intensidade do campo magnético ao qual está submetido e das interações físico-químicas deste com os demais átomos e moléculas contíguas. Prótons de hidrogênio ligados a diferentes partículas têm diferentes freqüências de ressonância de acordo com a posição do hidrogênio nesta molécula. De maneira análoga, cada metabólito terá um espectro característico de acordo com as freqüências de ressonância de seus prótons, o que permitirá sua pronta e inequívoca identificação pela posição dos picos no gráfico, como numa "impressão digital", uma verdadeira "assinatura" espectroscópica. Para que se

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas