A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS É PREJUDICIAL AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS E DO CONHECIMENTO DA MODALIDADE PRATICADA (FUTSAL)?

279 palavras 2 páginas
A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS É PREJUDICIAL AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS E DO CONHECIMENTO DA MODALIDADE PRATICADA (FUTSAL)?
A especialização precoce é definida como “a prática intensa, sistematiza e regular de crianças e jovens antes das idades consideradas normais, como resultado da aplicação de treinos não adequados, ou a utilização literal de sistemas de treinos dos adultos em crianças e jovens (Añó 1997). Dessa maneira, é perceptível que a especialização precoce não é saudável para a vida da criança, como ressalta Silva, 1995 (apud SANTANA, 1996): “Acarreta consequências de ordem Psicológicas e Motoras, e leva a criança a abandonar a modalidade que tanto gosta e a que tanto se dedicou”. Assim, podemos afirmar que a especialização precoce é sim prejudicial ao desenvolvimento das habilidades motoras específicas da criança, pois este desenvolvimento será exigido em uma idade não compatível com o necessário para sua prática.
Dessa maneira, defendo que ao inserir a criança na prática esportiva, os pais devem levar em consideração a modalidade esportiva que mais atrai seu filho(a). O desejo dos pais de ver seus filhos praticando determinada modalidade esportiva deve ficar em segundo plano, respeitando sempre a pré-disposição da criança para essa ou aquela modalidade.
Desse modo, a maneira correta é a de buscar a iniciação esportiva, que de acordo com Becker Jr (2000): “Iniciação Esportiva é o primeiro contato da criança com o esporte de interesse. Suas regras, movimentações e fundamentos vão sendo aos poucos apresentados de forma simples e num nível de exigência compatível com a categoria de trabalho” onde os objetivos são os de “...contribuir para a formação de uma criança participativa, solidária, integrada, emancipada, criativa e crítica. Santana (1996).”

Relacionados

  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas