A especialização em contabilidade

Páginas: 9 (2076 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
A Especialização em Contabilidade

19 de Dezembro de 2009

Índice

Especialização em contabilidade
Introdução ……………………………………………………………………………….3
Regime de Acréscimo……………………………………………………………………4
Alterações ao artigo18º do CIRC………………………………………………………..5
Alterações ao Código de Contas ......................................................................................5
Devedores porAcréscimos de Rendimentos …………………………………………....5
Gastos a Reconhecer ........................................................................................................6
Credores por Acréscimo de Gastos ...…………………………………………………...6
Rendimentos a Reconhecer ...…………………………………………………………...7
Impostos Diferidos...........................................................................................................7
Auditoria ao cumprimento do Regime de Acréscimo…………………………………...7
Conclusão………………………………………………………………………………..8
Anexo I ………………………………………………………………………………….9
Anexo II………………………………………………………………………………..10
Anexo III ………………………………………………………………………………11
Anexo IV……………………………………………………………………………….12
Referências Bibliográficas……………………………………………………………...13
IntroduçãoO Decreto-Lei 158/2009, de 13 de Julho, veio revogar o Plano Oficial de Contas (POC) e legislação complementar criando o Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC veio estabelecer uma “Estrutura Conceptual” que “segue de muito perto a “estrutura conceptual de preparação e apresentação de demonstrações financeiras” do IASB” . Esta estrutura contém pressupostos subjacentes – Regime deAcréscimo (periodização económica) e continuidade – e características qualitativas das Demonstrações Financeiras (DFs), das quais se destacam a compreensibilidade, a relevância, a fiabilidade e a comparabilidade.
Especialização em Contabilidade insere-se no princípio fundamental subjacente Regime de Acréscimo.
O Decreto-Lei n.º 159/2009, de 13 de Julho, veio proceder àalteração de vários artigos do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRC), para que estes fossem compatíveis com as normas internacionais de contabilidade adoptadas pela União Europeia e com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC). Deste modo, o antigo artigo 18º do CIRC, que regulava a nível fiscal a especialização do exercício em POC, também foi adaptado para osrequisitos da periodização económica.
A SNC face ao POC sofreu alterações não só ao nível do CIRC como ao nível do quadro de contas. Vamos analisar essas alterações no desenvolvimento do nosso trabalho.



Regime de Acréscimo
O pressuposto do Regime de Acréscimo é fundamental para que a informação produzida seja rigorosa e fidedigna. De acordo com estepressuposto todas as transacções devem ser reconhecidas no período a que dizem respeito. Uma empresa não é apenas movida por entradas ou saídas de dinheiro, existem acontecimentos diferentes destes e que devem estar reflectidos nas contas de uma empresa.
Para um melhor entendimento da importância da periodização económica, é importante salientar que existem contas do Activo, Passivo, Capital Próprioe de Resultados. As contas do Activo, Passivo e Capital Próprio constituem o Balanço. As contas de Resultados constituem a Demonstração de Resultados. Sendo o Balanço uma “fotografia” da empresa num dado momento, a Demonstração de Resultados reflecte a posição da empresa, em termos de Gastos e Rendimentos para o ano em questão, à data em análise.
Os seguintes conceitos são importantes para odesenvolvimento do tema:
- Rendimentos: Está relacionado com entradas ou aumento dos activos ou diminuições de passivos que resultem em incremento do Capital Próprio – Exceptuando tudo aquilo que possa ter influência directa no aumento do Capital, como por exemplo, aumento de capital por sócios - num determinado período contabilístico;
- Receitas: É tudo aquilo que a empresa tem a receber e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Av2
  • Especialização em Contabilidade, Perícia e Auditoria
  • Av1
  • Av 2- Especialização em Contabilidade, Perícia e Auditoria- Contabilidade Gerencial
  • Av 2- especialização em contabilidade, perícia e auditoria- contabilidade gerencial
  • especializacao
  • especialização
  • Especialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!