A esfinge de guizé da atualidade.

Páginas: 3 (683 palavras) Publicado: 21 de julho de 2012
Thiago Peres Arias

A Esfinge de Guizé da atualidade.


“Uma onda de protestos percorre o mundo árabe. Tiranias entronizadas por décadas, encabeçadas por reis ou presidentes octogenários, caemou estão ameaçadas. Gerações forçadas a permanecer em silêncio e obedecer a vontade ditatorial recuperaram a voz. (...)”

Raúl Sohr. Analista internacional. Artigo publicado na revista Mensaje,www.mensaje.cl

É nesse contexto que se desenvolvem os acontecimentos relacionados à queda de Hosni Mubarak, no poder durante 30 anos como chefe de estado do Egito.
Para compreender o que leva àrevolta e consequentemente à renúncia do dito ditador, é importante entender as condições materiais e as relações de poder que envolviam o país no momento em que se iniciaram os protestos emanifestações.
A questão passa primeiramente pelo cumplicidade do regime egípcio de Mubarak com o capital estadunidense, o que de muitas formas comprometeu a autonomia e a autodeterminação do povo egípcio, que setornou vítima de vendilhões da pátria. O capital estadunidense em circulação no país acabou sendo convertido em benefícios para grupos ligados pessoalmente à Mubarak e e em corrupção generalizada, oque gerou atrito com algumas camadas urbanas; pequenos e médios comerciantes, industriais nacionais, e os trabalhadores.
Nesse contexto se iniciaram as revoltas e manifestações, que mesmo sendoduramente reprimidas, pararam o país. A repressão, incapaz de conter todos os focos de revolta foi insuficiente e o movimento ganhou força para derrubar o presidente. Mubarak renunciou e tudo pareciacaminhar no sentido de ampla participação popular e progresso. Essa movimentação no sentido de alterar a lógica do governo, mesmo tendo muita força nas ruas, acaba se perdendo pela oposição dos interessesestrangeiros e a ganância dos que se privilegiavam com o antigo regime.
Por fim, as posições internacionais obrigam o governo dos EUA a mudar a estratégia; passa optar pela via “democrática”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esfinge
  • Esfinges
  • Esfinges
  • esfinges
  • esfinge- laerte
  • Esfinge
  • atualidades
  • Atualidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!