A Escrita Infantil Resenha

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
A escrita infantil – O caminho da construção.

Precisamos entender que as crianças vão construindo suas próprias ideias sobre a escrita.
A observação no convívio com adultos, o meio social, o cotidiano e finalmente nas escolas, serão aumentadas as chances das crianças participarem de situações envolvendo a escrita e a leitura. Começando a ser despertado o material gráfico.
Que fique bem claroque a criança, se interessa por aquilo que tem chance de compreender, por estar de acordo com seu nível de desenvolvimento.
Compreender a criança em todas as suas formas de linguagem e de escrita e assim terá uma evolução muito grande. Assim conforme sua evolução, ela terá a interpretação do seu próprio material gráfico, construirá novas ideias.
No inicio, atividade gráfica é caracterizada pelosimples prazer de rabiscar, de exercitar motoramente a ação de deixar marcas no papel. Pouco a pouco, o controle dos movimentos do braço e das mãos é maior. A criança realiza formas que evoluem curvas em direções contrárias, mas combinadas no mesmo movimento, ou seja, faz traços que diferem quanto ao sentido.
E qual o papel do professor nessa descoberta?
Procurar saber o que a criança quisrepresentar e respeitar o modo como esse desejo se manifestou graficamente. Também aprender a fornecer informações sobre a língua escrita na hora certa e na dosagem correta.
Quando a interferência do professor esta dirigida para o processo de aprendizagem, torna-se imprescindível conhecer as ideias que as crianças elaboraram sobre a escrita, conforme o nível de evolutivo.
De indiferenciados inicialmente,pouco a pouco os traços gráficos se diferencial, dependendo exclusivamente da própria criança em fazer uma coisa ou outra. Sendo assim é preciso tomar conhecimento da intenção da criança subjacente a quilo que foi feito, ou seja, o professor deve ser o interlocutor.
Quando um resultado antigo reaparece inserido numa nova atividade, sua significação muda. As idas e vindas acontecem em virtude dereformulações constantes, que atingem a organização interna das ações. O ritmo próprio de cada criança para prender pode variar, tanto quanto a qualidade das estimulações propiciadas pelo meio social em que ela cresce.
Pensar positivamente as progressivas conquistas que a criança alcança significa nos surpreendermos permanentemente com suas realizações, e, além disso, o que é essencial, com talpostura lhe transmitiu autoconfiança. A criança se sente capaz de criar e participar, porque acredita nas próprias possibilidades de agir sobre o mundo que rodeia.
A escrita é um sistema representativo e, como tal, sua conquista transcende o aspecto motor e a percepção das letras.
A criança pensa de modo diferente; ela acredita que a escrita dos nomes de pessoas e objetos seus atributos, por exemplo,tamanho, idade, comprimento e forma. A medida que esse modelo de escrita ganha estabilidade, a criança reconhece as letras que compõem seu nome dizendo é minha letra.
Aprender implica tempo para elabora e reelaborar conhecimentos. Essa reelaboração ocorre a partir de um entendimento do que a criança abstrai, principalmente, a partir das próprias ações. Elevando o nível de compreensão do querealiza com lápis e o papel, ela modifica sua maneira de escrever. O professor e a criança caminhando juntos; tendo um relacionamento bem próximo.
A colaboração da criança no seu processo evolutivo, se evidência a partir do momento em que se investiga de que modo ela coopera para seu próprio avanço.
Para que a criança reformule as hipóteses iniciais sobre a escrita, a sua atenção deve se voltar para aprópria linguagem.
O professor não precisa corrigir as escritas infantis porque nelas não há nada de errado, no sentido comum da palavra. O que existe é apenas certa, distância separando as produções gráficas atuais do que a própria criança fará no futuro.
Quando a tarefa solicitada à criança é percebida por ela como passível de assimilação, forma-se um vínculo de interesse entre o que lhe é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro. a escrita infantil o caminho da construçã
  • A escrita infantil
  • COMO TRABALHAR A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Leitura escrita na educaçao infantil
  • A escrita infantil o caminho da construção
  • leitura e escrita na educação infantil
  • Historias Infantis e aquisição da escrita
  • livro a escrita infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!