A ESCRAVIDÃO

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
AS REPARAÇÕES DO CRIME DE ESCRAVIDÃO

A Conferência de Durban partiu da constatação de que o racismo é uma realidade em todas as sociedades e que constitui grave ameaça para a segurança e aestabilidade dos países. Enfrentar tal realidade, por conseguinte, nos conduz a examinar causas históricas, socioeconômicas e culturais do racismo, neste caso a inscrição da escravidão e do tráfico negreirona agenda da Conferência, pois tais crimes eram justificados devido à raça das vítimas. Tratava-se de analisar as causas, os efeitos e as sequelas de tal prática, respaldada na perigosa teoria dahierarquia das raças humanas.
A Conferência de Durban desenrolou-se em um contexto favorável para a tomada de consciência do vínculo entre determinadas situações de desigualdade e injustiça estruturaise algumas tragédias do passado, e foi falado sobre o fracasso da Conferência de Durban, porque a mídia o havia anunciado muito antes de sua realização, e que houve reivindicações políticas exageradase não enquadradas no direito dos Estados da África e do Caribe e das ONGs, como se não se devesse ao político, o desenho do direito internacional. Também foi anuncio o fracasso da Conferência,alegando-se a politização dos debates, questionando-se a importância das decisões tomadas.
Os principais pontos de discordância foram os pedidos de reparação pelos crimes de escravidão, tráfico negreiro ecolonização.
Parte do princípio de que os sofrimentos provocados por esse crime de escravidão e do tráfico negreiro são por demais íntimos. A única reparação possível seria a da dignidade dasvítimas. É empreender um trabalho de resgate da memória que permita reabilitá-las.
Há, por detrás dessa posição, a vontade de não abrir as feridas da colaboração africana na tragédia da escravidão e, porconseguinte, não dividir as responsabilidades. O imperativo da reconciliação imporia a busca por outras soluções, na medida em que reparação alguma poderia compensar as perdas humanas, culturais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escravidão
  • Escravidão
  • Escravidão
  • a escravidão
  • escravidao
  • A escravidão
  • Escravidão
  • escravidao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!