A escola e a socialização conscientização do ser na sociedade

Páginas: 4 (886 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Desde o momento em que nascemos já fazemos parte de um grupo social: a família.
É ela a nossa base e a base da sociedade me que vivemos. Durkheim compara a sociedade como umorganismo vivo, onde é composta por várias partes e quando há falha de algum “órgão”, ela adoece.
Ao decorrer do semestre vimos que tanto sociedade quanto educação tiveram mudanças e transformações.Tiveram que se adaptarem de acordo com as novas necessidades exigidas. Com isso, a escola assume um papel importante. Como a sociedade estabelece caminhos que podem serem percorridos, a escola devecumprir o papel de conscientizar o indivíduo a escolher o melhor caminho a percorrer.


Educação e Sociedade

Ao nascermos, a nossa família é o nosso primeiro grupo social. É no seio familiar que acriança começa a se desenvolver enquanto sujeito e futuro cidadão consciente. A família sempre foi, e acredito, sempre será a base da sociedade, pois, a sociedade é um reflexo da família.
Além dafamília, a escola tem uma grande responsabilidade em formar os indivíduos para manter a ordem social.
Quando a criança chega à escola, ela não chega como uma folha de papel em branco. Ela já possuiuma bagagem de valores e conceitos que certamente ela adquiriu dentro do seu grupo familiar.
Podemos considerar a escola como uma instituição que concentra diversas culturas, onde há alunos comdiversas bagagens culturais. Diante disso, o professor deverá estar preparado para interagir positivamente com essa diversidade, afinal, ele é o mediador do conhecimento.
O mundo passou e aindapassa por muitas mudanças e transformações. A sociedade mudou e a escola também. Tudo se transforma e se adapta conforme as necessidades exigidas (em uma sociedade capitalista, a escola se volta a formarindivíduos capacitados ao trabalho).
A análise das relações entre professor – aluno-conhecimento é uma condição para que a escola cumpra o seu papel social, preparando seus alunos criticamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socialização: Como Ser um Membro da Sociedade
  • Socialização: como ser um membro da sociedade
  • Socialização: como ser um membro da sociedade
  • Resumo: socialização: como ser um membro da sociedade
  • Os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola
  • CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA
  • Socialização na Escola
  • socialização na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!