A escola Tredicional e a sua predominância

2705 palavras 11 páginas
A Escola Tradicional e a sua Predominância nos dias atuais
*Antonia Danila dos Santos ** Jossemira Muniz Caetano *** Luziane Soares Paiva **** Vanecia Luiza dos Santos
RESUMO

ESTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA ANALISAR A INFLUÊNCIA DO TRADICIONALISMO COMO PARADIGMA EDUCACIONAL, BEM COMO APRESENTAR DE QUE FORMA ESTA VERTENTE PEDAGÓGICA AINDA PERMEIA AS PRÁTICAS DE MUITOS PROFESSORES NOS DIAS ATUAIS, A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORES REGENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL I MEDIANTE APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO.
INICIALMENTE, FAREMOS UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O SURGIMENTO DO MODELO TRADICIONAL APRESENTANDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, SUA INFLUÊNCIA E RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FAZENDO, A SEGUIR UMA ABORDAGEM DA SUA A FORMA DE ENSINO COMO A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO. TAMBÉM PROCURAMOS IDENTIFICAR TRAÇOS DESSE MODELO PEDAGÓGICO NOS DIAS ATUAIS, ANALISANDO SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS ATRAVÉS DE SUAS CRÍTICAS MAIS RELEVANTES. E, FINALMENTE DEMONSTRANDO QUE, É NA AÇÃO DOCENTE QUE OS TRAÇOS DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO ESTÃO MAIS VISÍVEIS NOS DIAS ATUAIS. PARA ISSO, FIZEMOS UMA DEMONSTRAÇÃO ATRAVÉS DE GRÁFICOS ANALISANDO OS DADOS OBTIDOS DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES, CONCLUINDO QUE ALGUNS COSTUMAM MESCLAR MÉTODOS TRADICIONAIS COM NOVAS METODOLOGIAS E QUE, SEGUNDO ELES, EXISTE IMPORTANTE RELEVÂNCIA DESSE MODELO COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Palavras-chave: ESCOLA TRADICIONAL – PRÁTICA DOCENTE -

Pedagogia Tradicional: um breve histórico e suas características
É a partir da segunda metade do século XVI que podemos identificar o conjunto de manifestações que caracterizam o surgimento da Pedagogia Tradicional que veio sendo construída historicamente, através de diferentes e sucessivas propostas de sistematização da teoria e prática educativa. A Escola Tradicional compreende duas vertentes distintas: a Escola Tradicional Religiosa, cujas raízes estão na Idade

Relacionados

  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas