A Escola Tem Um Papel Important Ssimo Na Constru O Da Identidade Cultural Do Aluno

891 palavras 4 páginas
A escola tem um papel importantíssimo na construção da identidade cultural do aluno, a educação é fundamental na construção e na valorização de um mundo verdadeiramente plural.
Por isso deve-se respeitar a diversidade existente em uma escola, pois ao chegar à escola a criança é portadora de experiências, deve-se tomar cuidado para não reproduzir os interesses e os valores da sociedade em opressão as experiências trazidas, a escola deve ser um espaço de criação e de troca de experiência.
Conforme Michaliszyn (2007, p. 87) “desejamos uma escola comprometida com a mudança social e a transformação de estruturas sociais injustas e desumanas em modelos de igualdade e a justiça se façam presentes”.
Não se pode deixar de citar que não é somente na escola que adquirimos conhecimento, aprendemos também com as experiências de vida, com a convivência e as relações de troca que estabelecemos com os outros.
O multiculturalismo deve estar presente no processo educativo, Candau (2002) propõem a utilização: de um modelo próprio de educação multicultural, pautado por cinco dimensões, às quais se encontram interligadas e são: a integração de conteúdo, o processo de construção do conhecimento, a pedagogia da equidade, a redução do preconceito e a de uma cultura escolar e estrutura social que reforcem o empoderamento de diferentes grupos.

O papel da escola é fundamental como espaço de interação social. Nela possibilita-se a visibilidade cultural, política e pedagógica aos diferentes sujeitos, educandos e educadores.
Seu papel como instituição educacional deve agregar processos de aprendizagem voltados à educação e diversidade, suas perspectivas e projetos de elaboração e disseminação dos diferentes pertencimentos étnicorraciais, geracionais, territoriais, de gênero, dentre outros, nos quais se encontram os educandos e profissionais da educação. O grande desafio está em desenvolver uma postura ética de não hierarquizar as diferenças e entender que nenhum grupo humano e social é

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas