A ESCOLA QUE SEMPRE SONHEI SEM SABER QUE PUDESSE XISTIR

370 palavras 2 páginas
Abordagem Construtivista
Para Jean Piaget, é uma relação entre professor/aluno onde os dois indivíduos aprendem. O aluno sempre esta manipulando, pesquisando, agindo e experimentando seu objeto de conhecimento, isso gera uma melhor aprendizagem. O professor que utiliza dessa abordagem esta sempre incentivando os alunos a pesquisarem nos vários tipos de materiais disponíveis para o desenvolvimento das atividades.
Essa abordagem busca o desenvolvimento logico das estruturas cognitivas. Piaget não realizou seus estudos com intuito pedagógico, mas terminou ajudando os educadores a entenderem como se dá essa relação de interação com o mundo desde o momento do nascimento do individuo, relação essa que promove o desenvolvimento cognitivo.
Piaget acreditava que existem no desenvolvimento humano três estágios: um pensamento, uma maneira de calcular e certa conclusão, para explicar esses estágios ele criou o conceito da equilibração majorante em que o individuo frente a estímulos novos (que o desafiem)tende a usar dois tipos de mecanismos:
1) Assimilação
2) Acomodação
Portanto, o desequilíbrio gera uma reorganização das estruturas cognitivas em busca de um equilíbrio superior ( o individuo avança no conhecimento).
O professor que trabalha com essa abordagem esta sempre tentando desafiar o aluno, para que suas estruturas cognitivas se desestruturem e se reestruturem o novo conhecimento, isso acontece por meio da tentativa e erro.
Aqui, o erro não é visto como fracasso mas sim como processo da aprendizagem, já que faz parte do desequilíbrio cognitivo.

A Abordagem Construtivista no livro A escola que sempre sonhei sem saber que pudesse existir.
Essa abordagem não é vista no livro, apesar de poder ser facilmente confundida com o humanista, abordagem realmente retratada no livro. O que diferencia as duas abordagens e deixa claro que o construtivismo não é a abordagem em pauta no livro é o papel do professor, que fica disponível para auxiliar os alunos, mas

Relacionados