A Escola Municipal Comunit Ria Agroecol Gica Fazenda Lacerda Teve In Cio Em 02

909 palavras 4 páginas
A Escola Municipal Comunitária Agroecológica Fazenda Lacerda teve início em 02/07/1963 e atualmente atende 223 alunos, divididos em dois turnos (manhã e tarde) e também entre educação infantil e séries iniciais e finais do ensino fundamental, que ainda apresenta as duas modalidades (oito e nove anos), devido à escola estar em fase de transição para o novo modelo (nove anos).
A escola fica um pouco afastada da vila principal (Águas Claras), possuindo portanto, poucas residências em seu entorno e algumas propriedades rurais. Não há comércio por perto e nem pontos de ônibus por se tratar de uma zona rural. Seu prédio é bem conservado e estruturado, possuindo várias salas de aula, banheiros, sala dos professores, cantina, biblioteca, Lied (sala multimídia), sala de recurso multifuncionais (para alunos com necessidades especiais), parquinho, campinho de areia e quadra de esportes. A mesma também conta com (além do básico água e luz), internet, calçamento e telefone fixo. Há também um sítio de propriedade da escola, onde são realizadas aulas diversificadas para as séries finais do ensino fundamental, como: educação para a família, oficinas de artesanato e atividades de agricultura e zootecnia. Para a educação infantil, há atividades em meio à natureza e recreação.
A escola é bastante ativa na comunidade, já que muitos funcionários são moradores da vila, portanto todos se conhecem e o ambiente escola é muito agradável. Sempre há caminhadas temáticas em datas como Dia da Água, Independência do Brasil e Dia do Município, ocorrem também festas como Festa Junina, Festa da Família na Escola, Festas do Dia das Mães e Avós e outras. A comunidade auxilia na montagem das festas e outros eventos da escola. Também há um grupo de “Mineiro Pau” (dança regional), promovido pela escola em que pessoas da comunidade participam. A comunidade faz uso das dependências da escola (sem custo) para a realização de eventos.
A pedagogia adotada pela escola é progressista e a mesma se vale de

Relacionados