A escola institucionalista

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Universidade Estadual de Maringá
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Economia
Disciplina: História do Pensamento Econômico II




A ESCOLA INSTITUCIONALISTA









Maringá – PR
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2 THORSTEIN BUNDEVEBLEN....................................................................................... 4
3 WESLEY CLAIR MITCHELL............................................................................................5
4 JONH KENNETH GALBRAITH..................................................................................... 6REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 16

1)INTRODUÇÃO

A ênfase desta escola é o institucionalismo tradicional. Veblen foi quem dissociou o pensamento ortodoxo de maneira crítica e forneceu métodos teóricos para a economia instituicionalista. Wesley Mitchell que estimulou a pesquisa empírica com seus estudos estatísticos, e John Gabraith que popularizou diversos temas institucionalistas.1.1)Visão geral da Escola Institucionalista
Entre a Guerra Civil e a I Guerra Mundial, as conquistas do capitalismo norte americano foram marcantes. Este crescimento tornou os Estados Unidos mais poderoso,no entanto , não houve crescimento relativo na renda nacional. As condições de vida dos trabalhadores eram deploráveis.
A era do monopólio acelerou a virada do século. Os governs apoiavam oLaissez faire e foram ágeis ao utilizar a policia contra os trabalhadores nas disputas industriais. O ambiente político dos Estados Unidos levou muitos economistas a questionarem os dogmas da escola neoclássica. O movimento a favor das reformas sociais ganhava força, e foi nesse cenário que a escola institucionalista apareceu.
Os dois principais métodos para as mudanças sociais,eram: (1)reorganizar a sociedade em linhas socialistas, (2) melhorar as condições pela intervenção do governo na economia. Sob o institucionalismo americano estava a escola histórica alemã.


1.2) Principais dogmas da escola institucionalista

Perspectiva holística ampla: A economia deve ser analisada como um todo e não em partes separadas.
Enfase nas instituições: Enfatizava a função da instituição na vidaeconômica e na sociedade. A instituição seria um lugar para promover um objetivo em comum.
Abordagem evolutiva de Darwin: O método evolutivo deve ser usado na analise econômica porque a sociedade e suas instituições estão em constante mudança.
Rejeição da ideia de equilíbrio: Enfatizavam o principio de causalidade circular,ou mudanças cumulativas.
Reforma democrática e liberal: Eles aderiramaos princípios reformistas a fim de realizar a distribuição mais adequada de renda.
Rejeição da psicologia prazer-esforço:Incorporaram as ideias de Freud em seus pensamentos.

A escola representava as ideias,os desejos,e as necessidades das pequenas empresas agrárias,membros dos sindicatos e outros. Estes nas quais depositavam a esperança de mudar os rumos das empresas. A ênfase da escola era adefesa da mudança social.
O institucionalismo desafiou o desenvolvimento da ortodoxia na economia. As criticas a teoria ortodoxa eram validas e ajudaram a rever esse tipo de teoria. Os pensadores preocupavam-se com ciclos comerciais e monopólios. Promoveram um movimento reformista que removeu algumas arestas do capitalismo.
A escola tinha grande aceitação da macroeconomia de Keynes. OKeynesianismo e o pós-keynesianismo tenderam a supervalorizar o institucionalismo. Os movimentos institucionalistas permanecem até hoje. A proteção ao sindicalismo, seguro social ao salário mínimo e a regulação das horas de trabalho,são herança deste pensamento. Estes pensadores teóricos procuraram determinar a racionalidade econômica das instituições.












2) THORSTEIN BUDEN...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento Institucionalista
  • Smith como institucionalista
  • Waltz As Expectativas da Teoria Institucionalista
  • O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO NAS MODERNAS ABORDAGENS INSTITUCIONALISTAS
  • A principiologia do processo na teoria neo institucionalista
  • Escola
  • Escola
  • Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!