A escola (formal) teria condições de absorver e/ou oferecer o que se ensina e se aprende na educação informal?

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
A escola (formal) teria condições de absorver e/ou oferecer o que se ensina e se aprende na educação informal?

Tradicionalmente, a escola tem sido o lugar onde o conhecimento acumulado pela humanidade, deve ser transmitido às próximas gerações. De uma forma bem simples, podemos dizer que a educação com reconhecimento oficial, oferecida nas escolas em cursos com níveis, graus, programas,currículos e diplomas, costuma ser chamada de educação formal. É uma das atividades básicas de toda sociedade e é por meio dela que a transmissão cultural é transmitida aos jovens. “É essencial instruir os jovens na maneira de ser do grupo para que se comportem de acordo com ele.” (KOENING,1988, p. 180). A educação formal tem sido, desde a Grécia Antiga, estudada, conceituada e sistematizada, pordiversos e renomados autores. Portanto, não nos deteremos com maior profundidade nesse tópico.

Entretanto, podemos afirmar, que ela não é a única forma de se transmitir conhecimentos e valores às gerações mais jovens. Em qualquer sociedade, a vida cotidiana sempre exigiu muito mais do que o conhecimento dos saberes apresentados formalmente nas disciplinas escolares. Há muito para aprender e desdemuito cedo: a língua materna, tarefas domésticas, normas de comportamento, rezar, caçar, pescar, cantar e dançar, entre outros , e podemos acrescentar à esta lista de aprendizados, uma norma de comportamento que é essencial para que uma sociedade se desenvolva mais justamente: a cidadania - e para tanto, sempre existiu também, desde muito cedo, uma educação informal, tão antiga quanto ahumanidade.

Desta forma, Brandão (1998, p.18-19) nos conta que certa vez, durante o período de colonização americana, dois estados firmaram um acordo de paz com seis nações indígenas. Por conseqüência do gesto amistoso e para tirar proveito político do momento, governantes locais enviaram cartas aos índios, pedindo que enviassem alguns dos seus jovens para estudar nas escolas dos brancos. Mas, oschefes recusaram a oferta justificando:
"... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa... Muitos dos nossos bravos guerreirosforam formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadoresou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores de Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles, homens".

A educação informal, portanto, está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Não há lugarespecífico, horários ou currículos. Os conhecimentos são partilhados em meio a uma interação sociocultural que tem, como única condição necessária e suficiente, existir quem saiba e quem queira ou precise saber. Nela, ensino e aprendizagem ocorrem espontaneamente, sem que, na maioria das vezes, os próprios participantes do processo deles tenham consciência.

Se, na educação formal, o território é aescola e a sistematização dos conteúdos pode ser traduzida pelo currículo e pela metodologia empregada; na educação informal, seu conteúdo é ilimitado, designa um processo com várias dimensões tais como:
• aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos;
• a capacitação para o trabalho por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades;
•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Formal e Educação Informal
  • Educação formal e educação informal
  • Educação formal, não formal e informal
  • Escola formal e informal
  • Educação formal, não-formal e informal
  • Educação Formal e Informal
  • educação formal e informal
  • Educação Não Formal e Informal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!