A escola dos sonhos: como edificá-la.

Páginas: 21 (5010 palavras) Publicado: 26 de julho de 2012
“A ESCOLA DOS SONHOS: COMO EDIFICÁ-LA”
Simone de Oliveira


RESUMO

Neste estudo será abordado a questão da criatividade do educador na hora de lecionar, visando melhorar a qualidade do ensino e edificar a escola dos sonhos, tão almejada neste século. Para tanto, fizemos uma breve passagem pela história da educação e dasformas de ensinar nas salas de aula durante os tempos, ressaltando o modo de organização escolar, o papel do professor e suas funções e os aspectos que sugerimos que melhorem. Além disso, propomos um perfil do educador criativo, da relação da afetividade no ambiente escolar e algumas sugestões de trabalho com poucos recursos. Através disso, tentaremos resgatar a importância e valor do principal agenteno processo educativo: o professor. Porém, este deve se conscientizar de que conquistar os alunos e inovar na sala de aula são processos que requerem extrema dedicação e esforço. Sendo assim, as observações e fatos de maior relevância para melhorar a postura deste profissional da educação estão relatadas no presente artigo.

Palavras-chave: criatividade. professor.qualidade. educação.


1 INTRODUÇÃO

Este artigo objetiva expor sugestões criativas de atitudes para o educador, de forma a tornar suas aulas mais criativas e motivadoras, estimulando os alunos a aprenderem e a frequentarem as aulas, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento global do aluno e, desta forma, despertando neste a vontade deaprender.
Durante a realização dos estágios de Iniciação à Docência e Docência, pudemos perceber que muitos professores (senão todos) ainda seguem a linha do ensino tradicional, o que desestimula os alunos e torna o ensino mecânico, ou seja, mera repetição de informação.
Para que estes estudos pudessem ter resultados mais satisfatórios, durante os meses de julho a dezembrode 2010 e de janeiro a junho de 2011, analisamos, discutimos e consultamos diversos autores que tratem sobre as diferentes maneiras de lecionar, além de passarmos brevemente pela história da educação para mostrarmos um conteúdo mais abrangente acerca do tema.

Assim, o artigo discorrerá sobre a educação que temos e a que desejamos ter e os passos para a edificação da escolados sonhos.

2 EVOLUÇÃO EDUCACIONAL EM TORNO DO EDUCADOR CRIATIVO: UMA VISÃO HISTÓRICA DAS SALAS DE AULA BRASILEIRAS

Tendo como finalidade “alcançar” os índices educacionais dos países desenvolvidos, no decorrer do ano letivo (isto ano após ano), a direção das instituições educacionais brasileiras realiza inúmeras reuniões para repassar as metaseducacionais a serem atingidas e a implementação de novos meios de ensinar, porém, na realidade, nada parece mudar.
Durante a leitura de um livro de 1981, intitulado “Subsídios para a implementação do modelo pedagógico para educação pré-escolar e recursos didáticos para pré-escola”, desenvolvido pela (então) Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e da Coordenadoria de Estudos eNormas Pedagógicas - ainda na “Introdução” é retratada essa referência educacional dos países desenvolvidos, as metas a serem alcançadas e as funções cabíveis à educação. Dentre estas últimas, destacam-se: “identificar as necessidades do educando; criar condições favoráveis à aprendizagem; oferecer ao indivíduo novas aberturas diante dos estímulos ambientais; favorecer a compreensão das relaçõessociais entre as pessoas, visando a humanização de cada ser” (1981, p. 09).
O que percebe-se é que sempre as mesmas questões são enfatizadas, mas pouco é feito (na prática) para melhorar, pois o educador sabe que tem que mudar, mas ainda não sabe como ou não se esforça em saber.
E não é para menos. Até meados de 1930, a “escola” era destinada apenas a quem possuía poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola dos sonhos
  • Escola dos meus sonhos
  • calderon de la barca a vida é sonho
  • Escola dos mrus sonhos
  • Valorizando a escolas dos meus sonhos .preservar e preciso
  • Resumo A ESCOLA ZACARIA JÁ É A ESCOLA DOS MEUS SONHOS Olgair Gomes Garcia
  • A arte cinematográfica dentro da escola: Como utilizá-la sem perder a intenção pedagógica?
  • SONHOS SONHOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!