A Escola dos Annales

Páginas: 7 (1614 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
A Escola dos AnnalesJaíres Teles de Souza Sandra Silva Almeida Paulo Soares RobertoProfessora Orientadora: Karine Teixeira Damasceno
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História - História Antiga
RESUMO
A escola dos Annales era uma revista que teve início na França no final da década de 1920, que passou através dos tempos por diversasgerações de autores que provocaram transformações tão significativas no campo da historiografia, que fazem-se sentir até os dias atuais. Os problemas levantados pelo trabalho de Burke são tão instigantes e atuais que é comum vermos, em simpósios e encontro da academia, historiadores de ânimos exaltados ao tratarem do assunto.
Palavras chave: Escola dos Annales, Nova História, Revoluções.INTRODUÇÃO
A Escola dos Annales foi um movimento que renovou a historiografia, tem seu início na França, com a fundação, por Marc Bloch e Lucien Febvre, da revista Annais de História Econômica e Social. Tais historiadores, reuniram em torno de si pesquisadores de outras áreas das ciências humanas e se propuseram a escrever uma escrita da história que privilegiasse o econômico e o social em detrimento dopolítico. Se opondo diretamente à produção historiográfica predominante no século XIX, a revista tornou-se um movimento de vanguarda na renovação do método de investigação histórica, divulgando, entre outras coisas.
.
Uma nova concepção de história total que fosse desenvolvida a partir de uma problemática (história problema) e que utilizasse o conhecimento de várias disciplinas como estratégiaimportante para se alcançar o conhecimento histórico.
Pensar sobre o caráter das fontes históricas também é outra contribuição da escola, a partir dela o conceito de documento histórico será relativizado, no que tange a ideia de verdade e neutralidade, e enriquecido a partir da incorporação de novas formas de fontes históricas, além da escrita. Mas vesse movimento encontrou várias barreiras,inclusive muitas críticas entre os historiadores já que nem todos possuíam pensamento contrário ao dos fundadores.
Através das nossas pesquisas apresentamos e discutimos as principais características da escola dos Annales desde o início até a terceira geração e também conhecemos as principais contribuições dos historiadores para o desenvolvimento da história atual.
DESENVOLVIMENTO
Com a uniãoentre Marc Bloch e Lucien Febvre a historiografia nunca mais foi a mesma (BURKE, 1997). Na verdade a grande contribuição historiográfica dos Annales em sua primeira geração foi a possibilidade de um dialogar entre a história e as ciências sociais, derrubando uma barreira invisível e ao mesmo tempo concreta.A ”história nova ” empreendida por Febvre e Bloch com a Escola dos Annales, começa a tecer suasredes de conhecimento em contraposição a história tradicional “enraizada” nos grandes homens e fatos, e que dessa forma, marginaliza muitos aspectos das experiências humanas, entretanto para a “história nova”, toda a vivência humana é portadora de uma história. A primeira geração dos Annales foi o ponto de partida para as novas abordagens da história.
Sobre a segunda geração, vale ressaltar queao assumir a direção da Annales, em 1959, Fernand Braudel colocou na revista a sua identidade. O Mediterrâneo, foi o grande símbolo da nova concepção apresentada. Braudel considerava a “história dos eventos” superficial, a história política/militar revelada pela narrativa seria limitada.
Havia, também, o privilégio da “História da Cultura Material” que deixava de lado importante esfera damanifestação humana, o mundo simbólico, pela Antropologia. Braudel foi importante para a construção da geo-história. Em sua concepção seria de fundamental importância para entendimento de uma sociedade, a relação entre o homem e o seu meio. A “Era Braudel”, houve o nascimento da história quantitativa, sentida primeiro no campo da história econômica, com a história dos preços, e, posteriormente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escolas dos Annales
  • A escola dos annales
  • Escola De Annales
  • Escola de annales
  • escola dos annales
  • A Escola dos Annales
  • Escola de Annales
  • Escola dos annales

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!