A escola do design: a formação de estratégia como um processo de concepção

Páginas: 26 (6455 palavras) Publicado: 25 de janeiro de 2013
Referência: MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégica: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman,
2000.

A Escola do Design: A formação de Estratégia como um Processo de Concepção

A escola do design é a visão mais influente do processo de formação de estratégia, pois propõe um modelo de formulação de estratégiaque busca atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas. O surgimento dessa escola veio do grupo de Administração Geral de Havard Business School.
O modelo dá mais ênfase às avaliações das situações externa e interna, a primeira revelando ameaças e oportunidades no ambiente, a última revelando forças e fraquezas da organização.
Na formulação de estratégiatemos dois fatores importantes, os valores gerenciais constituídos de crenças e preferências e as responsabilidades sociais constituída de ética da sociedade na qual a organização opera.
Na formulação de estratégias alternativas deverá avaliá-las e escolher a melhor, acordada uma estratégica especifica, ela é implementada a organização. Sabendo que muitos consultores de estratégiacontinuam baseando-se no modelo SWOT.
Esta escola não se desenvolveu o suficiente para prover a base para desenvolvimentos em outras escolas. Ela possui várias premissas básicas que a sustentam.
Toda mudança estratégica envolve novas experiências. Portanto, nenhuma organização poderá saber com certeza, antecipadamente, se uma competência estabelecida irá se mostrar um ponto forte ou um pontofraco. Mas, é necessário uma avaliação prévia de seus pontos fortes e pontos fracos, pois a estratégia deve ter precedência sobre as capacidades estabelecidas da organização, as quais estão embutidas em sua estrutura, porquanto a estrutura pode ser algo maleável, mas não pode ser alterada à vontade apenas porque o líder concebeu uma nova estratégia.
O desenvolvimento da estratégia e oprojeto da estrutura suportam a organização, bem como se apóiam mutuamente, exceto quando a organização salta para uma nova posição. Um estrategista precisa saber com certeza para onde quer ir, com poucas dúvidas importantes. Mas as organizações precisam lidar com condições de incerteza, pois o perigo está no fechamento prematuro.

Na escola de design a dicotomiaformulação-implementação são separadas para o processo de estudo de casos, na qual os alunos podem formular mesmo que não possam executar. O método de estudo de casos pode ser um dispositivo poderoso para trazer uma ampla variedade de experiências para a sala de aula para fins descritivos, mas pode ser perigoso quando usado para prescrições.
O ambiente externo é importante, porém, a sua condição é mutável.Neste caso, o pensamento e a ação devem prosseguir lado a lado, pois há ocasiões em que o pensamento deve preceder a ação e orientá-la. O estrategista precisa ter a capacidade para prever as mudanças que irão ocorrer.
A formação da estratégia é como um processo de concepção, onde o controle permanece nas mãos do CEO que mantém o processo de maneira informal e simples. Seu ponto fraco éque não vê o processo de desenvolvimento da estratégia como um processo de aprendizado.
O texto contribui para o leitor a visão geral da Escola do Design e define a sua importância no processo de formação da estratégia. As idéias são fidedignas ao apresentar pontos positivos e negativos dessa formação da estratégia, o autor é muito conciso na abordagem da Escola Design, a suaanálise deixa claro que devamos tomar o cuidado de preservar a escola, mesmo que ela contribui com a idéia informativa no processo estratégico no campo da administração estratégica. Enfim, o autor afirma que a escola design não se desenvolveu o suficiente para prover a base para desenvolvimentos em outras escolas.

A Escola de Planejamento: A Formação de Estratégia como um Processo Formal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Escola do Design: A Formulação de Estratégia como um Processo de Concepção
  • A Escola de Poder: A Formação de Estratégia como um Processo de Negociação
  • Escola de Aprendizado: A formação de Estratégia como um Processo Emergente
  • Escola de configuração: a formação de estratégia como processo de transformação
  • ESCOLA CULTURAL: A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO COLETIVO
  • Escola do Design Safari de Estratégia
  • estratégia da escola do design
  • Aula estrategia e escolas de formacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!