A Escola de Chicago2

1319 palavras 6 páginas
A Escola de Chicago

Introdução

A Escola de Chicago surge nos Estados unidos por iniciativa de sociólogos americanos que integravam o corpo docente de departamento de sociologia de Universidade de Chicago, fundado pelo historiador e sociólogo Albion W.Small.
Tanto o Departamento de Sociologia como a Universidade de Chicago receberam inestimável ajuda financeira do empresário John Davison Rockefeller.
A Universidade de Chicago foi inaugurada em 1892, criada na cidade de maior índice de crescimento da época, ela possuía faculdades separadas para humanidades, literatura e ciências além de uma escola de teologia e a escola de pós graduação. Na inauguração o corpo docente já contava com 120 professores.
Com a formação da escola de Chicago inaugura-se um novo campo de pesquisa sociológica, centrado exclusivamente nos fenômenos urbanos, que levará á constituição da chamada sociologia urbana como de estudos especializados.
O surgimento da escola de Chicago está diretamente ligado ao processo de expansão urbana e crescimento demográfico da cidade de Chicago no inicio do século XX, resultado do acelerado desenvolvimento industrial das metrópoles do meio-Oeste norte-Americano.
Como Decorrência desse processo, Chicago presenciou o apareceimento de fenômenos sociais urbanos que foram concebidos como problemas sociais: o crescimento da criminalidade, o aparecimento de gangues de marginais, os bolsões de pobreza e desemprego, a imigração e, com ela, a formação de comunidades segregadas.
Destaca-se nesta escola o funcionalismo em psicologia, a sociologia urbana, ecologia humana, as formas sociológicas da psicologia social que receberam o nome de behaviorismo social e interacionismo simbólico produzindo contribuições relevantes até os nossos dias, analisando a relação individuo, comunidade e a interpretação explicação como método e o estudo da linguagem fatores que intervêm na comunicação.
O empirismo da escola de Chicago surge em contraposição ao tipo de estudo sociológico

Relacionados

  • Maion
    9984 palavras | 40 páginas
  • carl rogers
    20319 palavras | 82 páginas
  • INSEGURANÇA: AS PRÁTICAS E DISCURSOS DO MEDO NA CIDADE DE GOIÂNIA
    52782 palavras | 212 páginas