a escola de atigamente

299 palavras 2 páginas
Há muitos anos, no tempo de nossos pais e avós, as escolas eram muito rigorosas. As crianças sofriam grandes pressões quando apresentavam alguma dificuldade, quando não conseguiam aprender.

Era comum sofrerem castigos por mau comportamento, responder a professora, não fazer os trabalhos de casa, brigar com os amigos, sujar as roupas e várias outras coisas.

Os professores eram muito rígidos, bravos e faziam uso de um instrumento chamado de palmatória, para bater na palma das mãos dos maus alunos; que ficavam aleijadas, cheias de bolhas de sangue. Outra forma de castigar os alunos era colocando-os de joelho em cima de feijões ou milhos, o que fazia doer muito. Os puxões de orelha também eram comuns na época.

Palmatória

Outro aspecto interessante nas escolas mais antigas é quanto ao nome das mesmas. Estas sempre apresentavam o nome de alguma pessoa importante, como político, juiz de direito, escritores, pessoas que haviam feito algum benefício para o município.
Hodiernamente, a divisão do trabalho se dá a partir da qualificação profissional e menos pelo s.exo, até porque ainda existe preconceito acerca de alguns trabalhos exercidos pelos homens que são negados as mulheres, como exemplo, motorista de coletico. Mas essa visão sexista vem sendo desconstruida atualmente, e as mulheres vem ganhando espaço e destaque no mercado de trabalho, mostranque que sabe tanto quanto eles. O mercado de trabalho está cada vez mais voras, e necessita de pessoas qualificadas e especialista em determinada área, é por isso que existe em cada esquina uma faculdade.

O que mudou foi exatamente as lentes de se enxergar o mundo, as mulheres passam a integrar a maquina econômica ativamente, e vem se tentando construir funções (leia-se cargos) que sejam ou só para mulheres ou só para homens, uma vez que isso não é avanço mais seim

Relacionados

  • Educação
    1538 palavras | 7 páginas
  • MODA
    17929 palavras | 72 páginas