A Escola como organização fundamental para Transformar e Educar.

Páginas: 8 (1766 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
RESUMO
Desde sua criação a Escola tem um papel fundamental na sociedade, o qual seu objetivo era doutrinar o processo de desenvolvimento educacional das crianças até a fase adulta. A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa estar buscando maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso, desafiador. Nesse sentido, o objetivo desses é refletir sobre como esse processotem acontecido e quais os resultados alcançados até aqui, e ainda, o que é possível se feito para obter melhores resultados, referindo-se aos atores deste palco: professores, gestores, alunos e comunidade (família), procurando, assim, resgatar a função social da escola, se em consideração as contribuições que uma passa para a seguinte, as transformações que ocorrem na sociedade e o papel daescola no desenvolvimento destas.

Palavras-chave: Função Social da Escola. Atuação da equipe pedagógica. Papel da escola.

1 INTRODUÇÃO
A Educação é fator de desenvolvimento da cidadania, que fundamenta e amplia a vivência da democracia, em um país tão cheio de contrastes, ambiguidades e contradições como o nosso. Ter acesso à Educação, um direito de todos e um dever do Estado.A Sociologia não se reduz à contestação e à denúncia e traz benefício ao país ao expressar conhecimento metódico.
Neste trabalho acadêmico, o tema retratado, busca propostas de atividades, questões para refletir, textos complementares com informações para estimular o exame de temas sociológicos levando a uma leitura para o conhecimento de reflexões, discursões e repensar no novo.
2 AESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO FUNDAMENTAL PARA TRANSFORMAR E EDUCAR
A Sociologia contém amplo corpo de conhecimento, desdobrando-se em várias modalidades e disciplina. Ela é empregada na investigação e explicação de seres sociais mais específicos sem romper o conhecimento.
Por certo a Sociologia não tem fundadores, nenhuma ciência brota do cérebro de fundadores. Ela resulta dainvestigação realizada por muitos estudiosos, sobre problemas que aparecem em determinadas condições históricas.
Abordando-se a questão social da educação é notório o papel da sociedade sobre esta. Pois, o fato delas estarem interligadas não faz com que nos esqueçamos das diversas transformações que a sociedade tem passado. Entre estas transformações podem ser consideravelmente lembradas: ademocratização da educação, a tecnologia, a evolução da cultura pelas diversidades.
A escola tem função principal de estimular certas atitudes julgadas uteis na realização da tarefa da aprendizagem que são valiosas para a criança em sua vida presente e futura como pessoa. A Educação e a escola são mais do que dois direitos da cidadania, são, antes de tudo, precondição para o exercício dacidadania.
Sem ela, torna-se difícil concretizar os direitos civis, políticos e sociais. Com ela, são possíveis a leitura e a compreensão da realidade em que vivemos.
Anísio Teixeira educador brasileiro, assim refere à escola:
É uma comunidade com seus membros, seus interesses, seu governo. Se esse governo não for um modelo de governo democrático, está claro que a escola nãoformará para a democracia. Diretores, professores e alunos devem organizar-se de forma a que todos participem da tarefa de governo, com a divisão de trabalho que se revelar mais recomendável. A participação de todo o sentimento de interesse comum é essencial ao feliz desempenho da missão educativa da escola. (TEIXEIRA, 1900 -1071, Educação e o mundo moderno, p.210).

A Escola tem um papelrealmente importante na vida de uma pessoa porque é na escola que começa a ter uma Educação Profissional de qualidade e também é por ela que todo mundo começa a formar a sua própria opinião e assim poder tomar decisões por contar própria.
Sem contar que a Escola é responsável por formar profissionais para o mercado de trabalho. Por meio dela os jovens podem decidir qual vai ser o seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAR PARA TRANSFORMAR
  • educar para transformar
  • Educar com Sustentabilidade, Fundamental.
  • Educar e um papel da escola e da sociedade
  • Organização na escola
  • organização da escola
  • Educando a escola para educar a sociedade
  • educar educando na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!