A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR

Páginas: 3 (560 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
RELATÓRIO DO LIVRO: A ESCOLA COM QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR- RUBEM ALVES



Rubem Alves é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros eartigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis.
Entre tantas obras de Rubem Alves, esta a ESCOLA QUE SEMPRE SONHEI SEM IMAGIANAR QUE PUDESSEEXISTIR, onde conta a história de sua visita a Escola da Ponte, localizada em Vila das Aves em Portugal. Ele destaca nessa visita, esta Escola como algo inovador pela experiência vivida como ele mesmodiz “...uma trade mágica”.
Rubem Alves foi convidado para visitar a Escola pelo então diretor José Pacheco, chegando lá foi guiado pela por uma menina de apenas nove anos.
Na Escola da Ponte elepercebeu uma importância na forma que as crianças aprendiam, era diversificada, nada comparado ao tradicional, era totalmente inovadora. As crianças compartilhavam junto com os professores seusaprendizados, elas sentavam junto a mesas redondas e grandes. Não havia diferença de idades, nem salas divididas e horários específicos.
A interação não era apenas professor-aluno, mas sim uma relação entreambos, fazendo com que cada um contribuísse para um aprendizado melhor, tendo assim uma troca de conhecimentos. Os alunos se reuniam em grupos de seis pessoas escolhiam um assunto em comum, para serdiscutido por um período de quinze dias, obtendo êxito nesse determinado assunto eles então escolhiam um outro assunto e grupo, para então novamente estabelecer essa dinâmica.
Eles faziam também umaassembleia feita por votação para quem conduziria a mesa de debates para então poder iniciar as discussões com o “acho bom” e “acho ruim”, podendo assim melhorar o que para eles estava sendoprejudicado ou até mesmo dar sugestões para uma melhoria em relação a Escola.
Possuíam ainda, um cartaz que ficava exposto com os seguintes enunciados: preciso de ajuda/ ou posso te ajudar em... Assim a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • Livro a escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • a escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • a escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • A escola com quem sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
  • Análise do livro
  • Reflexão escrita sobre o livro de Rubem Alves, A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, articulando...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!