A ESCOLA CLÁSSICA OU ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

2791 palavras 12 páginas
Universidade Federal de Pernambuco
Departamento de Ciência da Informação
Curso: Gestão da Informação
Disciplina: Gestão da Qualidade Total
Professor: André Felipe Fell

A ESCOLA CLÁSSICA OU ABORDAGEM CLÁSSICA
DA ADMINISTRAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às conseqüências geradas pela Revolução Industrial e que poderiam ser resumidas em dois fatos bastante genéricos, a saber:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando uma gradativa complexidade na sua administração e exigindo uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes.
2. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de se obter o melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.
O panorama industrial no início do século XX tinha todas as características e elementos para poder inspirar uma ciência da Administração: uma variedade incrível de empresas, com tamanhos altamente diferenciados; problemas de baixo rendimento da maquinaria utilizada; insatisfação generalizada entre os operários; concorrência intensa, mas com tendências pouco definidas; elevado volume de perdas envolvido quando as decisões eram mal formuladas, etc.
Inicialmente, os autores clássicos pretenderam desenvolver uma Ciência da Administração, cujos princípios, em substituição às leis científicas puras ou abstratas, pudessem ser aplicados para resolver os problemas da organização.
Em outras palavras, a Administração Científica representava uma tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial.

Frederick W. Taylor
(1856 – 1915)

2. CARACTERÍSTICAS
A abordagem da escola da Administração Científica foi formulada por
Frederick Winslow Taylor (norte-americano) e outros, entre 1890 e 1930. Esta abordagem buscava

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas