A escola clássica

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 1 de março de 2013
Faculdade do Vale do Jaguaribe
Economia Política
Curso de Serviço Social 1° Período
André Lima
Ana Caroline de Sousa Batista

ARAÚJO, CARLOS R.V HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO ED. ATLAS SÃO PAULO, 1995.

A Escola Clássica
“A escola clássica, cujos principais representantes são Adam Smith, Ricardo, Malthus e John Mill, só podem ser compreendidos se levarmos em conta as condiçõesinstitucionais e históricas em que nasceu.” (pág. 21)
“Na época dos clássicos, a importância crescente da indústria colocava fora de moda à visão naturista dos fisiocratas. E a necessidade de maior liberdade comercial, bem como de uma força de trabalho dotada de maior mobilidade, mostravam que o excesso de regulamentação e intervenção governamental, preconizado pelos mercantilistas.” (pág.21)
“Sóa terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza. Um grão de milho germina, cresce e produz espigas com centenas de grãos. Só a natureza é capaz do milagre da criação. As indústrias raciocinavam os fisiocratas, não cria apenas transforma insumos em produtos. Os fisiocratas não levaram a sério o fato de a produtividade não ser apenas conseqüência da natureza. O arado, o trator, os fertilizantese a genética podem quadruplicar uma colheita.” (pág. 21)
“Os mercantilistas, por seu lado, preocupavam-se, sobretudo com a política econômica, com saldos favoráveis na balança comercial, com o estoque de metais preciosos e com o poder do Estado. O estado seria tanto mais forte quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Para alcançar isto, ele deveria restringir as importações eestimular as exportações.” (pág.22)
“Pode parecer arbitrário atribuir o mesmo rótulo a autores com idéias e posições tão diversas como, por exemplo, Ricardo e seu amigo Thomas Malthus. Mas a discordância dos autores clássicos girava em torno das mesmas preocupações fundamentais. A abordagem que adotavam era também muito semelhante. São as preocupações fundamentais e o tipo de abordagem dos problemasque definem a escola.” (pág.22)
“Quais seriam essas preocupações? Em outras palavras, quais os temas centrais da escola clássica?” (pág.22)
“A preocupação central de todos os autores clássicos é o crescimento econômico em longo prazo e o modo como a distribuição da renda entre as diversas classes sociais influencia este crescimento.” (pág.22) “Outro ponto importante: os clássicos irão considerara ciência econômica como um sistema regido por leis naturais ás quais cabe obedecer. Estas leis levariam o sistema ao equilíbrio e á auto-regulação.” (pág.24)
“Um mundo novo nascia, cheio de contraste, promessas e pesadelos.
Resumindo as principais características da escola clássica:
* Preocupação com o crescimento econômico em longo prazo;
* Preocupação com o destino do excedente ecom o modo pelo qual a sua divisão entre as classes afeta o crescimento;
* Afirmação de que a economia é regida por leis naturais, auto-reguladoras que levam á harmonia social. “Portanto, não há necessidade de intervenção do estado nas leis do mercado.” (pág. 25)
Consideração Final
A Escola Clássica tinha basicamente seus principais representantes Adam Smith, Ricardo Malthus e John Mill.“Os clássicos sucedem aos mercantilistas e fisiocratas, representantes de duas correntes anteriores que, por não apresentarem um corpo doutrinário completo e coerente, não constituíram escolas.” (pág. 21). Cada autor tem seus pontos de vistas, por sua visão de mundo, ou seja, por aquilo que designamos como ideologia ou utopia.
ADAM SMITH (1723-1790)
“Adam Smith nasceu em Kircaldy na Escócia,cidade com cerca de 1.500 habitantes. O pai morrera antes do nascimento do filho. Aos 4 anos o menino foi seqüestrado por um bando de ciganos e só foi liberado graças ao esforços de um tio. Smith nunca se casou e viveu quase toda sua vida junto á mãe. Ás vezes esta permanência junto á mãe era interrompida por viagens de trabalho ou de estudo, mas ele sempre voltava á casa materna ou pedia a mãe o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • escola classica
  • Escola Classica
  • Escolas classicas
  • Escola classica
  • escola clássica
  • A escola classica
  • Escola Clássica
  • Escola Classica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!