A escassez de água

Páginas: 4 (790 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
2533650-11493500

LÍNGUA PORTUGUESA

ANÁLISE DA OBRA DE JOSÉ SARAMAGO, O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA.

Carlos Henrique Silva Pinheiro;
Letícya Oliveira Gomes Régis.

Fortaleza, CE -SETEMBRO, 2014


ANÁLISE DA OBRA DE JOSÉ SARAMAGO, O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA.

Análise apresentada ao Prof. João Paulo como requisito parcial para disciplina de língua portuguesa.

SOBRE O AUTORJosé Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922, em uma aldeia no sul de Portugal. Com dois anos de idade mudou-se para Lisboa com sua família por causa das dificuldades econômicas omenino não passou dos estudos secundários. Apesar de tudo aos 11 anos ganhou um livro de sua mãe chamado “O mistério do moinho”, e desde então desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita.Reconhecido como autodidata, Saramago antes de se dedicar exclusivamente à literatura, trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de uma editora.


SOBRE A OBRA

Compoucas palavras Saramago conseguiu construir um conto inspirador e repleto de reflexões. Os personagens não terem recebido nomes e serem aparentemente simples se revelaram complexos e intensos, compensamentos relevantes e que contrariavam as suas posições sociais: ele, o homem do barco; ela, a mulher da limpeza. A história abordou temas como a hierarquia, a burocracia, o egoísmo, a falta deinteresse em buscar o desconhecido.
O conto inicia com um homem que foi bater à porta do rei e fazer- lhe um pedido inusitado, ele queria um barco para ir à procura de uma ilha desconhecida, o reipassava o dia inteiro em frente a porta dos obséquios, mas a princípio o rei não atendeu o pedido do homem, ele deu ordem ao primeiro-secretário para ir saber o que o homem queria, este chamava osegundo-secretário, que chamava o terceiro, que mandava o primeiro ajudante, que por sua vez mandava o segundo, e assim até chegar à mulher da limpeza, a qual não tinha ninguém para mandar, a mulher...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escassez de Água
  • Escassez de Água.
  • Escassez da água
  • Escassez de água
  • ESCASSEZ DE ÁGUA
  • escassez de água
  • Escassez da água
  • Escassez da agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!