A Escassez da gua

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 22 de junho de 2015

A Escassez
de Água no Brasil e no Mundo
(A Falta d’água no Brasil)













São João de Meriti- RJ Rio de Janeiro, 25/03/2015
C.E. Casemiro Meirelles Data: 25/03/2015
Nome: Otávio Breno Dias da Silva Turma: 3001


A Escassezde Água no Brasil e no Mundo
(A Falta d’água no Brasil)






Trabalho Solicitado Pela Professora
Flávia Lemos na disciplina de Biologia
no Requesito de nota do 1° Bimestre.



São João de Meriti- RJ Rio de Janeiro, 25/03/2015
Índice

Introdução ... ... ... ... ...... ... ... ... .. 4
A água no mundo ... ... ... ... ... ... ... ... .. 5
A água no Brasil ... ... ... ... ... ... ... ... . 6
Qualidade Comprometida ... ... ... ... ... ... ... 7
Alternativas ... ... ... ... ... ... ... ... ... 8
Bibliografia ... ... ... ... ... ... ... ... ... 9



















Introdução

A atual situação de grave escassezde água potável, afetando boa parte do Sudeste brasileiro onde se situam as grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos obrigam, como nunca antes, a repensar a questão da água e a desenvolver uma cultura do cuidado, acolitados por seus famosos erres (r): reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar.
Estudiosos preveem que em breve a água será causa principal deconflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, veem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.















A Água no MundoConsideremos rapidamente os dados básicos sobre a água no planeta Terra: ela já existe há 500 milhões de anos; 97,5% das águas dos mares e dos oceanos são salgadas. Somente 2,5% são doces. Mais de 2/3 dessas águas doces encontram-se nas calotas polares e geleiras e no cume das montanhas (68,9%); quase todo o restante (29,9%) são águas subterrâneas. Sobram 0,9% nos pântanos e apenas 0,3% nos rios elagos. Destes 0,3%, 70% se destinam à irrigação na agricultura, 20% à indústria e restam apenas 10% destes 0,3% para uso humano e dessedentação dos animais.
Existe no planeta cerca de um bilhão e 360 milhões de km cúbicos de água. Se tomarmos toda a água dos oceanos, lagos, rios, aquíferos e calotas polares e a distribuíssemos equitativamente sobre a superfície terrestre, a Terra ficariamergulhada debaixo da água a três km de profundidade.
A renovação das águas é da ordem de 43 mil km cúbicos por ano, enquanto o consumo total é estimado em 6 mil km cúbicos por ano. Portanto, não há falta de água.
O problema é que se encontra desigualmente distribuída: 60% em apenas 9 países, enquanto 80 outros enfrentam escassez. Pouco menos de um bilhão de pessoas consome 86% da água existente enquantopara 1,4 bilhões é insuficiente (em 2020 serão três bilhões) e para dois bilhões, não é tratada, o que gera 85% das doenças segundo OMS. Presume-se que em 2032 cerca de 5 bilhões de pessoas serão afetadas pela escassez de água.













A Água no Brasil

Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso emvárias regiões do País.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escassez Das Guas Bts Leia
  • Tema ESCASSEZ DA GUA PROJETO 1
  • O Que Fazer Contra A Escassez De Gua No Mundo
  • Escassez de gua e seu desperdicio Revista eletr nica de reda o
  • Aula sobre a escassez de gua Educador Brasil Escola
  • GUA AL M DA SUA ESCASSEZ 1 1
  • A Escassez De Gua Que Necessita De Medidas Para Ser Resolvida
  • O Brasil V M Enfrentando Uma Grande Escassez De Gua Nos Ltimos Tempos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!