A Escassez da água no mundo

Páginas: 7 (1647 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014















A ESCASSEZ DA ÁGUA NO MUNDO




























Cacoal/2014







A ESCASSEZ DA ÁGUA NO MUNDO







INTRODUÇÂO 

A sociedade vem se defrontando com um problema que afeta o mundo em sua totalidade que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais.
A escassez da água é um dosprincipais problemas ambientais vividos hoje. Não é mais segredo que os recursos hídricos do planeta estão se esgotando gradativamente e que, além da poluição dos rios e dos mananciais, o consumo irresponsável e sem fundamentação sustentável no desenvolvimento econômico é um fator relevante no processo de redução da água. 
Neste trabalho falaremos sobre a escassez desse recurso hídricoe também sobre os impactos econômicos e ambientais que isso causa.
 

A ÀGUA


A água é um de nossos bens mais valiosos,e por isso passa a ser uma das questões mais importantes para o mundo,na atualidade, é a quantidade de água disponível tanto para a vida humana, quanto para a economia. Devido a sua quantidade e qualidade, quando comparamos a quantidade de água existente edisponível. A contradição reside no fato de que 70% da superfície da Terra é coberta por água . Mas é preciso lembrar que 98% dessa água é salgada e imprópria para o uso, a menos que seja dessalinizada,o processo não chega a suprir grandes populações. Dos restantes 2% de água doce, boa parte aparece retida, na forma de gelo, em calotas polares ou então na forma de águas subterrâneas. Conclusão: apenascerca de 0,44% da água do planeta Terra aparece em disponibilidade para os seres vivos. 


O CICLO DA ÁGUA 


A água desenvolve um ciclo. O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentaras nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos. Se cai nos oceanos, mistura-se às águas salgadas e volta a evaporar, chove e cai na terra. A quantidade de água existente no planeta não aumenta nem diminui. A abundância de água é relativa. É preciso levar em conta os volumes estimados de água acumulados e o tempo médio que ela permanece nos ambientes terrestres nos rios o volume estimado deágua é de 1700 quilômetros cúbicos e o tempo de permanência no leito é de duas semanas. As geleiras e a neve têm 30 milhões de quilômetros cúbicos e a água deve ficar congelada por milhares de anos. A água atmosférica tem o volume de 113 mil quilômetros cúbicos e permanece por 8 a 10 dias no ar. Acredita-se que a quantidade atual de água seja praticamente a mesma de há 3 bilhões de anos. Istoporque o ciclo da água se sucede infinitamente.


PRINCIPAIS CAUSAS DA ESCASSEZ DA ÁGUA. 


As principais causas da degradação dos recursos hídricos, rios, lagos e dos oceanos são :poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. 

A baixaeficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, além de 64% das empresas não coletarem o esgoto gerado. O saneamento básico não é implementado de forma adequada, já que 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águaslitorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado. Através dos séculos, os diferentes usos da água pelo homem aumentaram excessivamente, resultando em degradação ambiental e poluição. O mau uso é outra das causas que conduzirão à escassez. Estima-se que, de cada 100 litros de água própria para consumo, 60 se percam em razão de maus hábitos ou de distribuição ineficiente. Um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escassez da agua no mundo
  • A Escassez de Água
  • Escassez de Água
  • Escassez de Água.
  • Escassez da água
  • Escassez de água
  • ESCASSEZ DE ÁGUA
  • escassez de água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!