A escala Richter

Páginas: 4 (856 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local (), atribui um número único para quantificar o nível de energia liberada por um sismo. É uma escala logarítmica, de base 10, obtidacalculando o logarítmo da amplitude  horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero em um tipo particular de sismógrafo (torção de Wood-Anderson).
Pelo fato de ser umescala logarítmica, um terremoto que mede 5,0 na escala Richter tem uma amplitude sísmica 10 vezes maior do que uma que mede 4,0. O limite efetivo da medição da magnitude local  é em média 6,8. Emtermos de energia, um terremoto de grau 7,0 libera cerca de 30 vezes a energia de um sismo de grau 6,0.
Magnitudes ainda são largamente estabelecidas na escala Richter na mídia popular, emborausualmente magnitudes momentâneas - numericamente quase o mesmo - são atualmente dadas; a escala Richter foi substituída pela escala de magnitude de momento, que é calibrada para dar valores geralmentesimilares para terremotos de intensidade média (magnitudes entre 3 e 7). Diferentemente da escala Richter, a escala de magnitude de momento é construída sobre os princípios sismológicos do som, e não ésaturada no intervalo de alta magnitude.
A liberação de energia de um terremoto, que correlata rigorosamente o seu poder destrutivo, corresponde à potência 3⁄2 da amplitude sísmica. Portanto, adiferença em magnitude de 1,0 é equivalente ao fator de 31,6 (  )na energia liberada; a diferença em magnitude de 2,0 é equivalente a um fator de 1000 ( ) na energia liberada
A escala de Richter foidesenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando umequipamento específico - osismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A história não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escala Richter
  • Escala richter
  • Escala Richter
  • Escala richter
  • Estudo de Funções do Cotidiano
  • Escala
  • Escala
  • escala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!