A erradicação do mosquito da dengue

Páginas: 29 (7172 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA-IDJ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO/LICENCIATURA
LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA








A ERRADICAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM SENADOR POMPEU-CE









FATIMA RIBEIRO DE OLIVEIRA RODRIGUES













Senador Pompeu - Ceará

2011



FATIMA RIBEIRO DE OLIVEIRA RODRIGUESA ERRADICAÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM SENADOR POMPEU-CE











Disciplina de Estágio Supervisionado III, Ministrada pelo Professor Especialista Jadson Franco, como requisito à aprovação no Curso De Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – Uva.




















Senador Pompeu - Ceará

2011DEDICATÓRIA


Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. A todos da Equipe Encantado, meus fieis companheiros na hora da tribulação. A meu esposo Cícero, pelo reconhecimento à minha profissão, o qual tem desejado em um futuro próximo fazer educação, sabendo dos desafios do educador no contexto atual. A meus pais, a quem honro pelo esforço com oqual mantiveram quatro filhos na escola pública, permitindo-lhes condições de galgar êxito na sociedade letrada. A meus amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores e professoras que muito contribuíram para a minha formação, dos quais tenho boas lembranças e à professora mestra, Senhora Socorro Leal, pela sabedoria e dedicação com a qual enriqueceu cada vez mais meusconhecimentos levando em consideração os problemas que fazem parte do contexto de seus alunos, sendo sensível às diversas situações entre as que lhes foram apresentadas.






































AGRADECIMENTO



A Deus, o que seria de mim sem a fé que eu tenho nele.
Aos meus pais, irmãos, meu esposo, e a toda minha família que, com muitocarinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

Ao professor Jadson Franco pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão deste artigo.

.A todos os que formam a Equipe Encantado que estiveram juntos comigo no decorrer desses anos.A alegria esta na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na Vitória propriamente dita.


(Gandhi)

RESUMO

O presente estudo teve por objetivo avaliar a coerência lógica do Programa Nacional de Controle da Dengue na Cidade de Senador Pompeu-CE (PNCD) quanto aos objetivos e meiosdefinidos para o alcance dos resultados. Baseando-se primordialmente em uma metodologia focada na pesquisa avaliativa, analise lógica da intervenção, utilizado-se entrevistas e pesquisas para prevenção e controle da dengues – Estratégia de Gestão Integrada-Dengue (EGI). No desenvolvimento da pesquisa pode encontrar convergências entre as estratégia quanto aos pressupostos, objetivos, metas gerais edos componentes, e conteúdos das intervenções. Verificou-se fragilidade na implementação do PNCD no âmbito municipal em sua integralidade, especialmente de estrutura e gestão, bem como para os componentes analisados, com maior comprometimento no componente de controle vetorial. Por fim a conclusão que se tira desse estudo encontra-se na baixa coerência e necessidade de atualização do modeloteórico-lógico nos diferentes níveis de gestão do PNCD frente ao pequeno alcance dos objetivos gerais e específicos dos componentes.
Palavras-chave: Dengue, Programas nacionais de saúde, Avaliação de programas.

ABSTRACT

This study aimed to evaluate the logical coherence of the National Dengue Control in the City of Senador Pompeu EC (NPDC) to set goals and means to achieve results. Relying...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mosquito da Dengue
  • Mosquito da Dengue
  • Mosquito da Dengue e Dengue
  • Ciclo Do Mosquito Da Dengue
  • Mosquitos trangênicos contra a dengue
  • Um mosquito contra a dengue
  • Armadilha para mosquitos dengue
  • sequencia didatica : abelha e o mosquito da dengue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!