A ergonomia no transporte em centros de distribu o fisica

11097 palavras 45 páginas
RESUMO
NUNES, Eliabe Ferreira; ALMEIDA, Marques Fernandes; TRAUCZYNSKI, Raul. A ergonomia no transporte em centros de distribuição física de uma transportadora de pneus. 59p. Projeto de graduação (Engenharia de produção) – FAE – Centro Universitário. Curitiba, 2010.

Este trabalho relata um estudo de caso realizado em uma empresa do ramo de transportes rodoviários, na cidade de Curitiba-PR, para avaliar as condições ergonômicas nos processos de carga e descarga do seu principal produto transportado, que são pneus de diversas dimensões e pesos. Foi verificado a existência de problemas relacionados a este trabalho. O principal objetivo do estudo foi propor soluções viáveis para tornar as atividades realizadas mais seguras aos trabalhadores da função “ajudante de carga e descarga”, objetivando também a produtividade. Foram coletados dados com toda a população que desempenha a função de carga e descarga na empresa estudada, sendo eles sobre perfil e desconfortos sentidos, relacionados à realização da atividade. Foram propostas mudanças no processo, utilização de ferramentas e equipamentos de proteção individual, e um perfil de trabalhador mais adequado para desempenhar tal função. Com isso, concluiu-se que as ferramentas e mudanças propostas são de fundamental importância para a saúde dos trabalhadores. Palavras chaves: pneus; ergonomia; análise ergonômica; ajudante de carga e descarga.

SUMÁRIO
1. TEMA ...................................................................................................................... 9
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA ................................................................................. 9
1.2. PROBLEMA ...................................................................................................... 9
1.3. OBJETIVOS ...................................................................................................... 9
1.3.1. OBJETIVO GERAL: ...................................................................................

Relacionados

  • Edital bndes 2013
    18852 palavras | 76 páginas
  • Marketing
    21487 palavras | 86 páginas