A era

355 palavras 2 páginas
A Era da Estupidez, é um filme importantíssimo para nossas vidas atuais, pois serve de alerta do que pode acontecer se não cuidarmos do nosso planeta. Fazendo nós pensarmos no nosso meio ambiente e em nossas vidas futuras.
Documentário que se passa no ano de 2055, em que um homem conhecido como o arquivista. Sobrevivente da tragédia, ele revê vídeos, relembra e analisa os fatos que aconteceram anos antes, onde impactos foram acontecendo um atrás do outro graças à ignorância do ser humano.
No filme, o arquivista fica se fazendo a seguinte pergunta: “Por que não nos salvamos quando tivemos chance?”.
Pergunta difícil de responder, mas que fica claro depois da primeira destruição da natureza, onde o homem só pensou no seu próprio bem estar, agiu por ganância e impulso sem ao menos pensar nas gerações futuras.
É lamentável ver cenas como essas, que não fogem da realidade, que preocupa e muito se pensarmos como consertar esse erro, que não é impossível, mas também não será nada fácil de reverter.
No documentário, o arquivista sobrevivente analisa filmagens tais como, o Furação Katrina, uma tempestade tropical, que destruiu parte dos EUA; um homem de negócios, indiano falando sobre o início de sua companhia aérea (Go Air), de baixo custo com o desejo de que todas as pessoas e não apenas os ricos, voassem de avião; Duas crianças iraquianas contam sua fuga da guerra e sua mudança para a Jordânia. Ingleses visitam as geleiras do Mont Blanc, uma nigeriana luta contra a miséria num país rico em petróleo e mergulhada na pobreza (sua região é a mais lucrativa para a Shell na nação, mas ela tem de lavar os poucos e pequenos peixes que consegue pescar com Omo e etc.
Todas estas histórias transmitem que através de imprudência, falta de iniciativa e estupidez, podemos acabar sendo a única espécie do planeta a causar o nosso próprio fim, apesar de todas as informações que temos à mão para impedir que isto aconteça.

Relacionados