A Era Elisabetana foi um per odo importante conhecido como

915 palavras 4 páginas
A Era Elisabetana
A Era Elisabetana na Inglaterra é o período associado ao reinado da rainha Elizabeth I (1558-1603), considerada a era dourada da história inglesa. É o auge do renascimento naquele país, com os maiores destaques para a literatura e a poesia. No reinado da rainha Elizabeth I, a Inglaterra conseguiu assumir o posto de potência mundial, já que a Espanha, que mantinha o "cargo", estava em decadência. Com a imposição e expansão do comércio inglês pelo mundo, as condições se tornaram favoráveis à prosperidade econômica e ao progresso da burguesia. Era uma ocasião de ascensão instantânea em todos os setores da sociedade, o comércio marítimo influenciava a moda, o transporte (com o uso das carruagens), a arquitetura, os costumes, como, por exemplo, o uso de garfos (trazidos da Itália) e o tabaco (trazido da Índia e da América). Esse foi o momento de crescimento do teatro elisabetano e autores como William Shakespeare criaram peças que rompiam com a maneira com o que a Inglaterra estava habituada.

O protestantismo e o humanismo estabeleceram novos fatores nas representações teatrais. Foi por meio de grupo teatral ambulante formado por atores amadores que surgiu o teatro profissional. Elizabeth I auxiliou o teatro da época, pois seu prazer pelos espetáculos populares conseguiu compensar as tendências puritanas do reino.
A moda da corte Elisabetana foi grandemente influenciada pelos estilos espanhol e francês. As extraordinárias peças de roupa desse período eram o farthingale, tipo de uma armação utilizada sob a saia para alargá-la horizontalmente, para mulheres; estilos militares como o mandilhão para homens, e colarinhos bufantes para ambos os sexos. O período Elisabetano houve igualmente o crescimento do bordado doméstico para roupas e móveis.
As comidas diárias desse período incluíam o lear (um tipo de mingau ou papa com ervilhas ou feijões), todos os tipos da carne animal, e grandes variedades de frutas e de

Relacionados

  • Magia enochiana
    10346 palavras | 42 páginas
  • ETICA
    47983 palavras | 192 páginas
  • O século do nada
    60641 palavras | 243 páginas