A ERA DOS REFORMADORES

1451 palavras 6 páginas
FACULDADE ADVENTISTA DA PROMESSA FATAP

A ERA DOS REFORMADORES

Professor: Roberto Helfstein Júnior
Aluno: Adailton Alves Gonçalves
Matéria: História Eclesiástica II

GOIÂNIA/2009
II – Martinho Lutero: O Caminho para a Reforma
Introdução

Na história do cristianismo poucos personagens têm sido tanto discutido como Martinho Lutero, que para uns foi o destruidor da unidade da igreja, para outros, o reformador de uma igreja corrompida.
Era inegavelmente sincera e verdadeira a sua fé, era decidido e transparente, e quando entendia que Deus o queria em tal rumo, o seguia firmemente, sem olhar para trás.
As situações políticas no início da Reforma foram uma das situações que não permitiram que Lutero fosse imputado logo em seguida e quando as autoridades da igreja e da política se sentiam à vontade para, assim fazer, já era tarde demais para calar o seu protesto.

A Peregrinação Espiritual

Lutero, nascido em 1483, em Eisleben, Alemanha, de origem camponesa.
Na infância Lutero não foi feliz, devido à severidade de seus pais. No decorrer de sua vida, sofreu muitas vezes de depressão e angustia profundas. Suas experiências escolares, inicialmente, não foram as melhores, pois sofria castigos por não saber suas lições.
Pouco antes de fazer 22 anos de idade, em julho de 1505, Lutero ingressou no mosteiro agostinho de Erfurt. Seu pai muito se esforçou para lhe dar uma boa educação, pois queria que Lutero se tornasse advogado. Lutero não queria ser advogado, prestígio, riquezas, e, sim, a salvação.

Acontece a Tormenta

Lutero foi um homem relativamente discreto, estudioso, espiritual, persuasivo. Pouco a pouco Lutero foi convencendo os seus colegas na universidade de Wittenberg, e por fim, decidiu lançar seu grande repto, compôs noventa e cinco teses, com o pensamento de que a publicação dessas teses seria uma oportunidade de dar a conhecer ao resto da igreja sua descoberta.
Lutero não aceitava tantas heresias, tais como

Relacionados

  • O mestre perfeito
    81725 palavras | 327 páginas
  • Calculo e Detalhamento de estruturas us hellip
    216126 palavras | 865 páginas
  • Livro Completo Juventude E Ensino Medio 19082014
    100596 palavras | 403 páginas