A era das revoluções

Páginas: 4 (952 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Origem do Iluminismo:
Desenvolvido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi criado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelomatemático Isaac Newton (1643-1727). Príncipes, muitas vezes tentaram utilizar suas ideias de governo. O Iluminismo resistiu até 1800, após a fase Iluminista a ênfase do romantismo na emoção e um movimentoContra Iluminismo ganhou força.
A Mentalidade Ilustrada:
John Locke (1632-1704): criou uma teoria de governo limitado e regido pela constituição, a qual considerava o Executivo como agente doLegislativo. Alegava a proteção da vida, da liberdade e da propriedade (privada). Sua teoria estava focada muito mais em proteger a liberdade individual do que promover a estabilidade e o progresso.
DenisDiderot (1713-1784): foi contra violentamente o absolutismo real e apontou elementos para o desenvolvimento da sociedade civil democrática moderna. Junto a D' Lambert desenvolveu a Enciclopédia.Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): Fez duras críticas à razão, busca confrontar a realidade das sociedades com a razão, entende que as desigualdades de seu tempo, se deram a partir da transformação doespirito. Os males do progresso afetam o homem civilizado, usa o termo do bom selvagem para definir parâmetros de sua filosofia, ou seja, o homem em seu estado natural necessita o básico, já o homemcivilizado, torna-se escravo de si próprio.
A Economia Liberal: Escola Fisiocrata; Adam Smith (1723-1790):
A fisiocracia, criada na chamada escola fisiocrática, foi criada no século XVIII e é consideradaa primeira escola de economia científica. Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim,cientificamente relevantes.
Adam Smith é o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revoluções
  • revoluções
  • revoluções
  • Revoluções
  • Revoluções
  • A Era das Revoluções
  • Era das revoluções
  • a era das revoluções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!